Imagem: O Ultraman em pintura do Narita.

Ultraman: Tsuburaya apresenta especial sobre o artista visual Tohl Narita

Narita foi criador do quadro que serviu de inspiração para o filme ‘Shin Ultraman’.

Como parte das celebrações de 55 anos de Ultraman, a Tsuburaya vai apresentar um especial dedicado ao artista visual Tohl Narita (1929~2002), um dos responsáveis pela criação do herói gigante e de Godzilla, ao lado do mestre dos efeitos especiais Eiji Tsuburaya (1901~1970). O programa estreia na plataforma japonesa de streaming TSUBURAYA IMAGINATION em 25 de junho.

O apresentador será Kairi Narita (50), filho de Tohl Narita que atuou em papéis menores para Seijuu Sentai Gingaman, Kamen Rider 555 (Faiz) e Kamen Rider Blade. Também estará no especial Fuyuki Shinada, escultor da Tsuburaya Productions. Sua carreira começou em 1982 com Gavan e já passou por cerca de 40 produções.

Contratado como diretor geral de arte, Narita formou uma arte conceitual para todo o design de arte das séries Ultra. É dele a criação do quadro intitulado como A Encarnação da Verdade, da Justiça e da Beleza (1983), onde apresenta o Ultraman sem o Color Timer no peito. Esse mesmo visual serviu de inspiração para a versão do herói no vindouro filme Shin Ultraman, adaptação criada pelo roteirista e produtor Hideaki Anno (do animê Neon Genesis Evangelion) e do diretor Shinji Higuchi (da recente trilogia Gamera e do live action de Attack on Titan).

Veja algumas das artes de Narita:


Fonte: Tsuburaya Station via Tokusatsu Network


Ultraman

Ultraman foi criado em 1966 pela equipe de Eiji Tsuburaya, um dos nomes mais importantes do cinema de efeitos especiais no Japão. A série rendeu 39 episódios e seu sucesso ajudou não só a ditar o estilo dos programas de heróis orientais, mas a também criar uma das franquias mais longevas e rentáveis do gênero.

Na história da série original, Ultraman é um ser vindo da Nebulosa M78, que acaba chegando à Terra enquanto estava à caça de um monstro. Durante sua missão, ele acaba sem querer tirando a vida de Hayata, um membro da Patrulha Científica (ou SIA), que combate ameaças alienígenas. Pra remediar a situação, Ultraman revive Hayata como seu hospedeiro, passando a defender nosso planeta enfrentando monstros que causam destruição.

Ultraman foi exibido no Brasil entre o fim dos anos 1960 e meados dos anos 1980 pela TV BandeirantesTV Tupi, TV Record e TVS/SBT, retornando com uma nova dublagem nos anos 1990 pela Rede Manchete, reprisada na CNT e Cine House. Essa versão redublada, distribuída pela Sato Company, chegou a ser lançada também em uma coleção de fitas VHS. Outras exibições posteriores e lançamentos em DVD levantaram suspeitas de ilegalidade.

Após Ultraman, seguiu-se uma franquia de séries que dura até hoje (com algumas pausas). Pela televisão, o Brasil acompanhou Ultra SevenO Regresso de Ultraman Ultraman Tiga. Via streaming, a Netflix chegou a exibir Ultraseven X, enquanto a Crunchyroll exibiu Ultraman MaxUltraman LeoUltraman 80 e Ultraman Mebius, e ainda exibe Ultraman XUltraman Orb Ultraman Geed. Além das séries, vários filmes foram lançados no mercado de home-video e serviços on-demand.

Publicidade
close