A editora Veneta deverá publicar Flight (Vôo), mangá de Kuniko Tsurita. A informação veio do Japão através da editora detentora dos direitos da obra, a Seirin Kogeisha, que anunciou, pelo Twitter, o andamento da produção da edição brasileira – para a surpresa do público.

Segundo apurado pelo JBox, é a Veneta o provável destino do compilado de contos de uma das principais vozes femininas do movimento gekigá.

Lançado em 2010, no Japão, o encadernado reúne 30 histórias publicadas por Tsurita entre as décadas de 1960 e 1980.

Segundo a sinopse da edição italiana, Flight é a antologia definitiva de uma das autoras mais surpreendentes da história da manga: Kuniko Tsurita, a “madrinha do mangá experimental” e a primeira mulher a publicar na revista Garo — principal veículo para artistas com uma visão alternativa a respeito de como deveriam ser escritas as hqs de origem japonesa.

É da Garo que surgem figuras como Yoshiharu Tsuge, de O Homem Sem Talentos, e Yoshihiro Tatsumi, de Vida à Deriva, ambos títulos da Veneta.

As temáticas das muitas narrativas variam da rotina de produção de pobres mangakás e as memórias do underground de um país marcado pela tragédia nuclear, até aventuras míticas de mulheres ancestrais, contos sobre prostitutas e videntes, e outros assuntos.

Em breve mais informações.


Com informações da Seirin Kogeisha, via BBM.