A hololive anunciou a “graduação” da vtuber Kiryu Coco no dia 1º de julho – graduação é o termo utilizado na indústria de idols no Japão para quando artistas deixam o grupo que fazem parte. Haverá uma stream especial nesse dia.

A youtuber virtual também deu a notícia em uma live:

Segundo o Tokyo Girls Update, o uso de “graduação” é por dar uma imagem positiva ao fim do ciclo, passando a impressão de um final em bons termos – isso nem sempre é real, mas há casos nos quais a agência já monta um plano “pós-graduação” para artistas.

Coco era alvo de diversos comentários maldosos e violentos (o famoso “hate”), muitos especulam a decisão se relacionar com problemas enfrentado pela responsável por interpretá-la em função da recepção negativa e assédio por parte de fãs de vtubers.

Muitos fãs, e até pessoas que conhecem o universo vtuber de forma mais genérica, se dizem decepcionados com a hololive por supostamente não tomar medidas firmes contra esse tipo de comportamento.

A “briga” com Coco ocorreu após, em uma live, ela chamar Taiwan de “país” – a República Popular da China (RPC) não reconhece a região de Taiwan como um país (autointitulado República da China), negando relações diplomáticas com quaisquer países que reconhecerem a região como um Estado independente.

A fala trouxe problemas com a RPC (doravante apenas China), levando até à suspensão temporária da vtuber, que virou alvo de ataques de perfis supostamente chineses. O evento também é considerado relacionado com o fim da divisão chinesa da hololive e muito especulam que a saída da vtuber é para a empresa poder se reestabelecer nesse mercado.

Além disso, muitos acreditam que a atriz por trás de Coco é Kson Onair, que recentemente reativou seu canal, inclusive mostrando seu rosto. Não passaram desapercebidas pelos fãs as similaridades entre as vozes. Talvez a decisão de sair da agência se relacione com a escolha de seguir carreira sozinha.

A nota da empresa/agência deixa a entender que a iniciativa foi da própria vtuber (ou da atriz). Haverá uma “cerimônia de graduação”, com merchandising especial. Além disso, o canal de Kiryu seguirá com conteúdo exclusivo para assinantes até às 11h59 (BRT) de 30 de setembro. Fãs podem enviar cartas e mensagens pelos canais oficiais até dia 14 de julho.

Coco estreou no final de 2019, sendo parte da quarta geração da Hololive, tendo ainda o apelido kaichou (“presidente [de organização/empresa]”). Ela também falava inglês, fazendo sucesso com fãs internacionais, e é creditada por propor a “hololive USA”.

Ainda não sabe bem o que é uma youtuber virtual? Leia esta edição da coluna Café & Matchá para entender melhor!


Fonte: Cover Corp