A Tsuburaya transmitiu nesta quinta (10) um evento online com todos os oito atores do elenco principal de Ultraman Trigger: New Generation Tiga, além do diretor Koichi Sakamoto. Restrita para o Japão, a transmissão foi realizada diretamente do encouraçado Nursedessei.

Um novo pôster foi divulgado com todos os personagens anunciados, além da aparição dos novos Gigantes das Trevas Carmeara, Darrgon e Hudram. Os três são contrapartes dos antigos Gigantes das Trevas Camearra, Darramb e Hudra, respectivamente – que apareceram no filme Ultraman Tiga – A Odisseia Final (2000). Veja no tuíte abaixo:

 

Conheça os quatro novos personagens anunciados hoje:

 

Alien Metron Marluru

Imagem: Metron Marluru e atriz.

Oriundo do planeta Metron, este alienígena veio para a Terra logo após o estabelecimento da TPU (Terrestrial Peaceable Union). Marluru possui um grande conhecimento sobre monstros intergalácticos e é designado como operador para a Equipe de Especialistas GUTS-Select. Apesar da aparência fofa, possui uma língua muito afiada. O personagem terá a voz de Mao Ichimichi (ou M・A・O), a Luka/Gokai Yellow em Kaizoku Sentai Gokaiger (2011~12).

 

Carmeara

Imagem: Carmeara e atriz.

Líder dos Gigantes das Trevas, ela quebrou o selo que a trancou por 30 milhões de anos e ameaça a Terra ao lado de Darrgon e Hudram. Carmeara envia monstros para causar estragos na Terra enquanto persegue Trigger implacavelmente com seu terrível poder. Suas armas são Carmeara Whip, um chicote feito de vigas mortais, e Carmeara Baton. A vilã terá a voz de Sumire Uesaka.

 

Darrgon

Imagem: Darrgon e ator.

Um lutador de força bruta que vive apenas para a emoção da luta. Seu ataque especial é o Fire Beat Crusher, que envia ondas de choque através da terra com um tremendo poder destrutivo. Ele terá a voz de Shunichi Maki.

 

Hudram

Imagem: Hudram e ator.

Aparentemente o fraco do trio das trevas, ele compensa sua força com suas manobras ágeis e astúcia brutal no campo de batalha. Sua especialidade é provocar as emoções de seu oponente e usar sua própria mente contra eles. Seu ataque é o Hudrast, uma onda cortante e de vácuo liberada da lâmina em seu braço. Ele terá a voz de Ryosuke Takahashi (Samurai Calibur em SSSS.Gridman).

Uma versão editada do evento de hoje será adicionada no canal oficial da Tsuburaya do YouTube nesta sexta (11), a partir das 21h30 (horário de Brasília).

Ultraman Trigger: New Generation Tiga estreia em 10 de julho (Dia do Ultraman) e vai ao ar nas manhãs de sábado da TV Tokyo, a partir das 9h da manhã (horário local).


Fonte: Tsuburaya


Ultraman

Ultraman foi criado em 1966 pela equipe de Eiji Tsuburaya, um dos nomes mais importantes do cinema de efeitos especiais no Japão. A série rendeu 39 episódios e seu sucesso ajudou não só a ditar o estilo dos programas de heróis orientais, mas a também criar uma das franquias mais longevas e rentáveis do gênero.

Na história da série original, Ultraman é um ser vindo da Nebulosa M78, que acaba chegando à Terra enquanto estava à caça de um monstro. Durante sua missão, ele acaba sem querer tirando a vida de Hayata, um membro da Patrulha Científica (ou SIA), que combate ameaças alienígenas. Pra remediar a situação, Ultraman revive Hayata como seu hospedeiro, passando a defender nosso planeta enfrentando monstros que causam destruição.

Ultraman foi exibido no Brasil entre o fim dos anos 1960 e meados dos anos 1980 pela TV BandeirantesTV Tupi, TV Record e TVS/SBT, retornando com uma nova dublagem nos anos 1990 pela Rede Manchete, reprisada na CNT e Cine House. Essa versão redublada, distribuída pela Sato Company, chegou a ser lançada também em uma coleção de fitas VHS. Outras exibições posteriores e lançamentos em DVD levantaram suspeitas de ilegalidade.

Após Ultraman, seguiu-se uma franquia de séries que dura até hoje (com algumas pausas). Pela televisão, o Brasil acompanhou Ultra SevenO Regresso de Ultraman Ultraman Tiga. Via streaming, a Netflix chegou a exibir Ultraseven X, enquanto a Crunchyroll exibiu Ultraman MaxUltraman LeoUltraman 80 e Ultraman Mebius, e ainda exibe Ultraman XUltraman Orb Ultraman Geed. Além das séries, vários filmes foram lançados no mercado de home-video e serviços on-demand.


Ultraman Tiga

Imagem: O 'Ultraman Tiga'.
Foto: Divulgação/Tsuburaya.

Exibida no Japão entre 7 de setembro de 1996 e 30 de agosto de 1997, Ultraman Tiga foi a série que celebrou os 30 anos de Ultraman e cessou um jejum de 15 anos da franquia na TV japonesa. Num universo alternativo, uma profecia previu um ataque de monstros gigantes e alienígenas contra a Terra. Para deter essas criaturas, é criada a unidade anti-monstros GUTS (Global Unlimited Task Squad). Durante uma missão especial, a GUTS descobre uma pirâmide de ouro construída por uma antiga civilização, além de três estátuas de uma raça de guerreiros que protegeu a Terra há 30 milhões de anos. Duas dessas estátuas são destruídas pelos monstros gigantes Golza e Melba. Daigo Madoka, um dos oficiais da GUTS, se funde à terceira estátua, dando vida ao Ultraman Tiga, o guerreiro da luz.

Totalizando 52 episódios transmitidos nas noites de sábado da TBS, Ultraman Tiga foi estrelado por Hiroshi Nagano, integrante da boyband V6, que interpretou o tema de abertura “Take Me Higher“. Os destaques do elenco principal são o ator Shigeru Kagemaru (Hayato Kano/Draft Redder em Exceedraft) como Tetsuo Shinjoh e a atriz Takami Yoshimoto (a filha de Susumu Kurobe, o Shin Hayata em Ultraman) como Rena Yanase, a namorada de Daigo. O sucesso de Tiga rendeu as produções de Ultraman Dyna (1997~98), que se passa alguns anos após o final, e Ultraman Gaia (1998~99), que é ambientado em outro universo paralelo.

O encontro de Tiga com o primeiro Ultraman | Divulgação/Tsuburaya

No Brasil, Ultraman Tiga estreou por volta das 10h30 da manhã de 28 de fevereiro de 2000, como atração do extinto programa infantil Eliana & Alegria, da Rede Record. Mesmo rendendo 8 pontos de audiência (a segunda temporada de Pokémon, exibido no mesmo programa, estava com 6 pontos), a série saiu do ar em 4 de maio daquele ano, quando iria ao ar o episódio 49, onde o primeiro Ultraman aparece. A série foi substituída pela animação Donkey Kong na semana seguinte. Segundo Marcelo Del Greco, que era associado à distribuidora Mundial Filmes, haviam planos de exibir o filme Ultraman Tiga – A Odisseia Final para os cinemas brasileiros em julho de 2000, além do lançamento de Dyna na Record (saiba mais aqui).

Tiga teve mais duas exibições, uma em 2001 e outra em 2002, mas restritas para São Paulo, apenas como tapa-buraco e foram interrompidas antes de chegar à reta final. A série ganhou uma sobrevida entre 9 de maio e 7 de julho de 2005 pela Rede 21, com direito à exibição dos últimos episódios. Porém, esta foi sua última reprise na TV brasileira e o herói deu lugar a mais uma reprise do animê Tenchi Muyo!.

A versão brasileira foi realizada pelo estúdio carioca Audio News, o mesmo das duas dublagens de Yu Yu Hakusho. Curiosamente, a dupla Eduardo Borgerth e Marisa Leal, que interpretou o casal Daigo e Rena, também deu voz à dupla Dai Sawamura e Anne em Shaider (1984~85), exibido por aqui pelas emissoras Gazeta e Globo no início dos anos 1990. Grande parte do elenco de dublagem foi mantido nos filmes de Tiga, que foram lançados no Brasil. Bem como o elenco de Dyna, que havia sido escalado para a série de TV.

Em fevereiro de 2008, a Impact Records lançou A Odisseia Final em DVD. Em 2011, a Focus Filmes lançou os filmes Ultraman Tiga & Ultraman Dyna: Os Guerreiros da Estrela da Luz (1998), Ultraman Tiga, Ultraman Dyna & Ultraman Gaia: A Batalha no Hiperespaço (1999) e Superior Ultraman 8 Brothers – A Grande Batalha Decisiva (2008), além de relançar A Odisseia Final.