No dia 11 de junho de 2011 estreava Gokaiger Goseiger Super Sentai 199 Hero Great Battle nos cinemas japoneses. Originalmente, o lançamento do filme estava marcado para 21 de maio daquele ano e teve que ser adiado em três semanas, por causa do fatídico sismo e tsunami de Tohoku de 11 de março.

A ocasião era de comemoração dos 35 anos da franquia Super Sentai*, celebrada pela série Kaizoku Sentai Gokaiger, que homenageou todos os seus antecessores. Os heróis de Tensou Sentai Goseiger também foram os protagonistas da trama e tiveram uma certa importância para a passagem de bastão.

Imagem: Logo do 35º aniversário de Super Sentai.

Logo oficial dos 35 anos de Super Sentai | Foto: Divulgação/Toei.

*NOTA: Apesar de Himitsu Sentai Gorenger ter estreado em 5 de abril de 1975, a Toei Company, desde 2001, passou a celebrar o aniversário de Super Sentai pela numeração de cada série. Gokaiger, por exemplo, é a 35ª da franquia. Kikai Sentai Zenkaiger, que atualmente está em exibição no Japão, é a 45ª série. Ou seja, tudo é questão de conveniência da própria produtora.

A trama de 199 Hero Great Battle começava algum tempo depois do final de Goseiger, mais precisamente no ponto alto da Legend Taisen (Guerra Lendária), um evento onde todas as 34 equipes de Super Sentai, de então, sacrificam seus poderes para derrotar a frota do Império Espacial Zangyack (ao som de Nobuo Yamada cantando o tema de abertura de Goseiger).

Com a derrota dos inimigos, os Anjos Gosei – quinteto formado por Alata (Gosei Red), Eri (Gosei Pink), Agri (Black), Moune (Yellow) e Hyde (Blue) – são amparados por Satoru Akashi (Bouken Red de Boukenger), Chiaki Tani (Shinken Green de Shinkenger), Genta Umemori (Shinken Gold de Shinkenger) e Saki Royama (Go-on Yellow de Go-onger) e eles ainda acreditavam que poderiam proteger a Terra sem seus poderes.

O tempo passou (pelo menos dois anos) e chegamos ao ponto onde o Esquadrão Pirata Gokaiger – formado pelo Capitão Marvelous (Gokai Red), Joe Gibken (Gokai Blue), Luka Millfy (Yellow), Don “Hakase” Dogoier (Green) e Ahim de Famille (Pink) – enfrenta uma nova tropa de Zangyack com os poderes das 34 equipes de Super Sentai do passado, vindos das Ranger Keys.

Imagem: Os times de Goseiger e Gokaiger.

A reunião dos esquadrões Goseiger e Gokaiger | Foto: Divulgação/Toei.

Esse ponto acontece exatamente entre os episódios 16 e 17 de Gokaiger (antes da chegada de Gai Ikari/Gokai Silver), quando os Anjos Gosei tomam à força suas respectivas Rangers Keys e se tornam novamente em Goseiger, com o mesmo desejo ardente de defender a Terra. Sem consenso, as duas equipes se enfrentam.

Enquanto isso, surge diante dos generais de Zangyack a reencarnação do Führer do Exército da Cruz Negra, derrotado por Gorenger há mais de três décadas. A Cruz Negra firma uma aliança com Zangyack para se vingar de todos os super esquadrões. O líder do antigo grupo terrorista resgata do inferno os vilões Dagon (de Magiranger), Yogoshimacritein (de Go-onger) e Brajira (de Goseiger).

Os esquadrões Gokaiger e Goseiger são separados para diferentes lugares e devem aprender a conviver com suas diferenças. Enquanto isso, os veteranos Daigoro Oume (Denzi Blue de Denziman), Ryo (Ryu Ranger de Dairanger) e Umeko (Deka Pink de Dekaranger) se encontram casualmente e encorajam um salaryman a não desistir de seus sonhos, por mais difícil que eles sejam. O três guerreiros se deparam com a ameaça da Cruz Negra, que alega ter obtido os poderes dos antigos Super Sentai.

Imagem: Um festival de heróis de Super Sentai.

Gokaiger e os antigos 34 super esquadrões | Foto: Divulgação/Toei.

Gokaiger e Goseiger unem as forças para enfrentar as representações de seus antecessores, graças ao controle das Ranger Keys nas mãos da Cruz Negra (com direito às cenas reaproveitadas das bazucas de Changeman, Flashman, Maskman, Liveman e Turboranger.) Mas eis que acontece “o maior milagre da história da Terra“, segundo Gosei Knight, o sexto herói de Goseiger.

Diante dos heróis aparecem Tsuyoshi Kaijo (Aka Ranger de Gorenger), Sokichi Banba (Big One de JAKQ), Kanpei Kuroda (Goggle Black de Goggle Five), Rei Tachibana (Dyna Pink de Dynaman), Shiro Go (Red One de Bioman) e Riki Honoo (Red Turbo de Turboranger) com fortes palavras de motivação para os jovens continuarem a lutar bravamente e aprovando a eles a utilização de seus poderes.

Não precisa necessariamente ter assistido Goseiger e Gokaiger para conferir Super Sentai 199 Hero Great Battle. O filme por si mesmo já instiga o fã de tokusatsu a ir atrás destas séries. Aliás, Gokaiger é sim uma verdadeira vitrine da franquia e soube respeitar os conceitos de cada um dos heróis.

Com o longa não é diferente e certamente cumpriu a missão de aderir novos fãs de Super Sentai na época, bem como chamar atenção do público mais velho. Só na primeira semana de exibição, o filme rendeu ¥288,610,400 (aproximadamente R$ 13,3 milhões).

Imagem: Um festival de robôs gigantes de Super Sentai.

Todos os principais robôs gigantes aparecem para lutar contra a horda de monstros da Cruz Negra | Foto: Divulgação/Toei

Boa parte dos antigos personagens citados foram interpretados novamente por seus atores de origem. Destaques para Naoya Makoto (Aka Ranger), Hiroshi Miyauchi (Big One), Kenji Ohba (Denzi Blue), Junichi Haruta (Goggle Black), Sayoko Hagiwara (Dyna Pink). Isso sem contar dubladores que reprisaram seus respectivos personagens.

Super Sentai 199 Hero Great Battle é um filme que soube muito bem representar o legado dos antigos heróis multicoloridos, com clímax digno de Ultraman. E as mensagens transmitidas em determinados momentos acabaram tendo um peso maior por causa da tsunami daquele ano. Uma época em que os japoneses se uniram, pois todos estavam no mesmo barco. Um grande exemplo de reflexão nos dias atuais de pandemia.


O texto presente nesta coluna é de responsabilidade de seu autor e não reflete necessariamente a opinião do site JBox.