Em janeiro, um “confiável blog” japonês informava que Jojo’s Bizarre Adventure — Jojolion estaria chegando ao fim. A informação que chega agora via MangaMogura, perfil no Twitter responsável por inúmeros vazamentos certeiros, dá conta de que a 8ª parte da aclamada franquia de Hirohiko Araki irá terminar no próximo mês.

A Shueisha, editora responsável pela publicação do mangá, ainda não se pronunciou a respeito (seja para negar ou confirmar a informação).

Imagem: Capa do volume 26 de 'Jojolion'.

Divulgação: Shueisha.

Cabe lembrar que, a princípio, o término do arco atual não significa o encerramento da franquia. Especula-se que ainda haja uma 9ª e última parte.

Publicado desde 2011 na Ultra Jump, da ShueishaJojolion já possui 26 volumes encadernados no Japão. Os eventos de Jojolion dão sequência à fase anterior, Steel Ball Run.

A história se passa no ano de 2011 narra a vida de Josuke Higashikata, um jovem afetado por amnésia, em sua busca para descobrir a própria identidade em Morioh, cidade da costa japonesa afetada pelo terremoto Tohoku. No entanto, sua jornada o puxa, junto de sua família adotiva, para um negócio inacabado entre sua vida anterior e uma iminente ameaça.

No Brasil, Jojo’s Bizarre Adventure é publicado pela Panini e se encontra na 4ª parte (Diamond is Unbreakable).


Fonte: MangaMogura.


JoJo’s Bizarre Adventure

JoJo no Kimyou na Bouken

Criado por Hirohiko Araki em 1987, JoJo’s Bizarre Adventure (JoJo no Kimiyou na Bouken) foi publicado na revista Weekly Shonen Jump até 2004, quando migrou para a revista Ultra Jump (dedicada a um público mais “maduro”), onde é editado até hoje, rendendo a marca de 129 volumes encadernados. No Brasil, a Panini publica uma edição com mais páginas por volume em comparação com o encadernado original, baseada em uma coleção japonesa chamada de bunkoban. Estão garantidos por aqui os 3 primeiros arcos: Phantom Blood (3 volumes, já publicados em formato impresso), Battle Tendency (4 volumes, em publicação) e Stardust Crusaders (10 volumes). No Japão, a saga se encontra em seu oitavo arco, conhecido como JoJolion.

A obra ganhou a primeira adaptação animada em 1993, com uma série de OVAs (animação lançada direta no mercado de vídeo) de 6 episódios e outra em 2000 com mais 7 episódios. Em 2007 ganhou um longa animado adaptando o arco Phantom Blood, com direção de Junichi Hayama. Finalmente, em 2012 começou a série de anime “definitiva”, com animação do estúdio David Production (Captain Tsubasa 2018). Esta última produção trouxe holofotes para JoJo no mundo todo, com um sucesso que garantiu a produção de mais temporadas – a última foi 4ª temporada, encerrada no último mês de julho adaptando o 5º arco do mangá, Golden Wind (ou Vento Aureo).

Todos os episódios do anime estão disponíveis com legendas em português pela Crunchyroll. A Netflix possui as duas primeiras partes e também o spin-off Kishibe Rohan.