A Funimation anunciou hoje (18) que a animação original de Robotech chega ao seu serviço por volta do último trimestre, em todas as regiões do serviço, exceto no Japão. Num primeiro momento, os 85 episódios chegam legendados – isso deixa entendido que a Funimation pode ir atrás da dublagem, ou pagar outra.

A série é uma adaptação de 3 animês dos anos 1980: Super Dimension Fortress Macross (Guerra das Galáxias), Super Dimension Cavalry Southern Cross e Genesis Climber MOSPEADA – os direitos foram cedidos pela Tatsunoko para a Harmony Gold, que então criou a versão original americana editando o material, lançando-a em 1985.

Imagem: Protagonista de 'Macross'.

Divulgação: Harmony Gold/Funimation.

A obra, no entanto, acabou entrando no meio de um atrito legal com a empresa japonesa BigWest, uma outra dona de Macross que aparentemente não foi envolvida nessas negociações. Macross e, consequentemente, Robotech, passaram anos em meio a disputas judiciais referentes a quem possui os direitos de distribuição. Um acordo foi feito recentemente.

A trama se passa no futuro, quando os humanos precisam se defender de alienígenas por meio da Robotecnologia, por meio da qual conseguem construir robôs gigantes.

Apesar de chegar legendada, a série veio para o Brasil nos anos 1990, exibida pela Globo com dublagem em português – tempos depois, foi exibida na Locomotion. A versão original de Macross também veio para cá na época, passando rapidamente por Record e CNT/Gazeta com o nome Guerra das Galáxias.

Macross Plus foi exibido em 1999 pelo canal Multishow, dividido em 6 episódios. A animação foi produzida no Japão em 1994, lançada por lá como um OVA de 4 episódios e ganhando posteriormente um filme em 1995.


Fonte: Release de imprensa.