Kikai Sentai Zenkaiger é a 45ª série Super Sentai. Apesar de ser extremamente infantil, ela está aí para homenagear a trajetória de 45 anos da franquia, que começou lá em 1975 com Himitsu Sentai Gorenger. Se você for um bom observador, vai notar que a matemática está errada. Se de 1975 para 2021 são 46 anos, como pode então a Toei celebrar 45 anos? Não seria uma comemoração de 45 séries? Eis a questão.

Pra explicar melhor a situação, vamos voltar no tempo para revisitar as celebrações de aniversário de Super Sentai.


Imagem: Rangers de 'Liveman'.

Liveman marcou a primeira comemoração de aniversário (e por contagem de séries) da franquia | Foto: Divulgação/Toei

Em 1988 foi ao ar Chojuu Sentai Liveman, considerada a 10ª da franquia, à época. Não custa lembrar que Gorenger e JAKQ Dengekitai ainda não tinham sido incluídos como os dois primeiros super esquadrões. Battle Fever J (de 1979) era, de fato, o primeiro dessa linhagem (saiba mais aqui).

Foi uma comemoração simples e que terminou com a exibição do episódio zero primeiro episódio de Kousoku Sentai Turboranger em 25 de fevereiro de 1989. Episódio esse que foi exibido com uma semana de atraso, devido à morte do Imperador Hirohito em 7 de janeiro daquele ano.

Para celebrar os 10 anos de Super Sentai, a Toei resolveu reunir as equipes Battle Fever J, Denziman, Sun Vulcan, Goggle Five, Dynaman, Bioman, Changeman, Flashman, Maskman e Liveman (necessariamente nessa ordem) para receber o quinteto Turboranger. Tudo com direito às cenas de arquivo das séries antigas para apresentar e passar o bastão para o então novo esquadrão, que enfrentaria a Tribo Bohma em diante. A aventura começou pra valer mesmo a partir do segundo episódio.

O ano de 1993 chegou e com ele a série Gosei Sentai Dairanger (que serviu de base para a segunda temporada de Mighty Morphin Power Rangers no ano seguinte). A comemoração de 15 anos não teve nada de tão grandioso e serviu mesmo só pra marcar a chegada da 15ª equipe.

Só que a partir de 1995, com a estreia de Choriki Sentai Ohranger (versão original de Power Rangers Zeo), a Toei resolveu incluir Gorenger e JAKQ, duas das obras do saudoso Shotaro Ishinomori, para serem os dois primeiros esquadrões da franquia. Estratégia de antecipação de aniversário? Talvez. Na ocasião, Ohranger foi anunciado como a 19ª série Super Sentai, enquanto o aniversário de 20 anos era contado também da estreia de Gorenger (de 1975 para 1995).

Veja na galeria os três primeiros logos comemorativos:

Note que o termo “anniversary” foi usado pela primeira vez no logo de 20 anos.

Considerando isso, matematicamente falando, o aniversário de 25 anos de Super Sentai deveria acontecer no ano 2000, com Mirai Sentai Timeranger (versão original de Power Rangers Força do Tempo). Mas não foi isso o que aconteceu.

Desde 2001, a Toei adota as comemorações de aniversário de Super Sentai pela contagem das séries. Naquele mesmo ano foi ao ar Hyakuju Sentai Gaoranger (Power Rangers Força Animal). Os heróis apareceram pela primeira vez em 11 de fevereiro de 2001, no especial Super Sentai Compilation, onde o Esquadrão do Futuro viaja no tempo para contar (resumidamente) a história dos super esquadrões e saudar seus sucessores. A estreia de Gaoranger aconteceu em 18 de fevereiro daquele ano.

2001 foi o ano que marcou a primeira grande reunião dos heróis da franquia e de seus respectivos robôs gigantes no filme Gaoranger vs. Super Sentai, em agosto. Houve também a publicação do mangá Gaoranger vs. Gorenger, em setembro. 2001 também foi marcado pelo aniversário de 30 anos de Kamen Rider. Sem pretensão de firmar um retorno definitivo da franquia, a Toei comemorava os ótimos números de audiência de Kamen Rider Agito, que só foi produzido graças ao sucesso de Kamen Rider Kuuga em 2000 (entenda melhor aqui).

Imagem: Esquadrão de Gaoranger.

Gaoranger foi a primeira série Super Sentai a coincidir com aniversário de Kamen Rider no mesmo ano | Foto: Divulgação/Toei

O modelo deu certo e foi repetido em 2006, com Go Go Sentai Boukenger (Power Rangers Operação Ultraveloz em 2007) celebrando os 30 anos de Super Sentai e Kamen Rider Kabuto celebrando os 35 de Kamen Rider. A 30ª série Super Sentai ainda rendeu o V-Cinema crossover Boukenger vs. Super Sentai, os especiais 30 Sentai Great Encyclopedia (apresentados em cada episódio de Boukenger) e a introdução do personagem Aka Red na mitologia.

Aka Red, que é a personificação dos heróis vermelhos da franquia, retornou em 2011, o ano de Kaizoku Sentai Gokaiger (Power Rangers Super Megaforce), como o logo de 35 anos de Super Sentai. Gokaiger rendeu uma linha de Ranger Keys de todos os heróis da franquia e também o filme Gokaiger Goseiger Super Sentai 199 Hero Great Battle. 2011 marcava também o 40º aniversário de Kamen Rider.

Em 2016, Doubutsu Sentai Zyuohger marcava os 40 anos de Super Sentai. Uma comemoração tímida, mas que teve um marco significativo quando os episódios 28 e 29 foram ao ar – com a volta de Gokaiger. O episódio 29 foi a 2000º de toda a franquia (o 3000º episódio da franquia Super Sentai deverá ser exibido em algum momento de 2036, se nada mudar).

Imagem: Os Ninninger.

Cena do episódio 7 de Ninninger, que homenageou os 40 anos de Gorenger | Foto: Reprodução/Toei

Um parêntese não menos importante: o episódio 7 de Shuriken Sentai Ninninger fez uma breve homenagem ao 40 anos de Gorenger e apenas isso. Na época, alguns sites da “tokunet” brasileira já antecipavam erroneamente o aniversário de 40 anos de Super Sentai, sem esperar uma divulgação de um logo oficial para a comemoração. Isso não aconteceu em 2015, por motivos óbvios.

Esse mesmo episódio de Ninninger (que teve as aparições dos heróis vermelhos de Kakuranger e Hurricaneger) estava programado para ir ao ar em 5 de abril de 2015, justamente no dia em que Gorenger completou 40 anos de estreia. Mas só foi ao ar em 12 de abril.

Tal atraso se deu em 1º de fevereiro do mesmo ano quando o episódio 46 de Ressha Sentai ToQger teve que ser adiado em uma semana, devido à cobertura do assassinato do jornalista Kenji Goto pelo Estado Islâmico. A TV Asahi teve que adiar também os episódios dos animês World Trigger e Tribe Cool Crew. O episódio 16 da série tokusatsu Kamen Rider Drive foi ao ar normalmente naquele dia.

Consequentemente, a estreia de Ninninger teve que mudar de 15 para 22 de fevereiro, coincidentemente na data do Ninja Day no Japão (Ni-Ninin).

Veja na galeria os logos comemorativos de 2001 a 2021:

Como podem notar, o termo “anniversary” aparece nos logos comemorativos de 25 anos em diante, com exceção do atual logo de 45 anos. É apenas um detalhe que não muda a estratégia comercial que a Toei vem fazendo há vários anos. Só pra registrar, Zenkaiger rendeu as produções dos filmes Super Sentai Movie Ranger 2021 e o vindouro Kamen Rider Saber Kikai Sentai Zenkaiger: Superhero Senki.

Aliás, o termo “anniversary” aparece em materiais promocionais de Zenkaiger, como este por exemplo:

Imagem: Pôster de 'Zenkaiger'.

Sobre a pergunta do título da coluna de hoje, a resposta é: as duas coisas (como diria algum personagem do Chaves). Não é errôneo considerar que a franquia Super Sentai está comemorando 45 anos agora em 2021. Ou seja, desde 2001, a Toei celebra o aniversário da franquia pelo número de séries e essa tendência não deverá acabar. É mais lucro para a produtora, que também comemora este ano o 50º aniversário de Kamen Rider.

Tudo é questão de compreender os contextos de cada época.


O texto presente nesta coluna é de responsabilidade de seu autor e não reflete necessariamente a opinião do site JBox.