A distribuidora Mill Creek Entertainment anunciou nos últimos dias os lançamentos de mais títulos da Tsuburaya para a América do Norte.

A partir do dia 17 de agosto, o Blu-ray box de Denkou Choujin Gridman (1993~94) estará à venda, custando $40.99 (cerca de R$ 215 + impostos). Os 39 episódios serão distribuídos numa caixa com 6 discos, com áudio original e legendas em inglês, além de um livreto com informações de personagens e guia de episódios. A pré-venda está disponível no site da Amazon americana.

E a partir de 14 de setembro, o animê The☆Ultraman (1979~80) e a série tokusatsu Ultraman 80 (Eighty, 1980~81) irão ganhar DVD-boxes com todos os episódios (ambos os títulos possuem 50 episódios cada). O site americano da Amazon já disponibiliza pré-venda aqui e aqui e cada material custa $34.99 (cerca de R$ 184 + impostos).

Veja as imagens na galeria:

Produzido em parceria entre a Tsuburaya e a Sunrise (a mesma das séries Gundam), The☆Ultraman foi o primeiro animê da franquia, que havia retornado quatro anos após o final de Ultraman Leo (1974~75). O herói da série é Ultraman Joneus (também conhecido como Ultraman Joe, Ultraman Jonias e Ultraman J), vindo do Planeta U40. Seu hospedeiro humano é Choichiro Hikari, oficial da Scientific Defense Guard. Isao Sasaki, o Professor Nambara em Jaspion, interpretou boa parte da trilha sonora do animê.

Ultraman 80 estreou após o final de The☆Ultraman. e foi a última série Ultra da era de ouro. Eighty é discípulo do Ultraman original e veio para a Terra com a missão de lutar contra novos monstros gigantes. Ele se disfarça como o Professor Takeshi Yamato, que também atua como oficial da UGM (Utility Government Members).

Gridman foi a série que deu origem à adaptação gringa Superhuman Samurai, exibida pela extinta Manchete entre 1996 e 1997. O Também rendeu a criação do Gridman Universe, composta pelos animês SSSS.Gridman e SSSS.Dynazenon – disponíveis no Brasil pela plataforma de streaming Funimation. Atualmente, a exibição da série original está entrando na reta final no canal oficial da Tsuburaya no YouTube, com “novos” episódios às sextas-feiras, a partir das 6h30 da manhã. Cada episódio possui legendas em inglês – com tradução automática para português – e disponibilidade de duas semanas.


Fonte: SciFi Japan (1) e (2)


Ultraman

Imagme: O clássico Ultraman!

Ultraman foi criado em 1966 pela equipe de Eiji Tsuburaya, um dos nomes mais importantes do cinema de efeitos especiais no Japão. A série rendeu 39 episódios e seu sucesso ajudou não só a ditar o estilo dos programas de heróis orientais, mas a também criar uma das franquias mais longevas e rentáveis do gênero.

Na história da série original, Ultraman é um ser vindo da Nebulosa M78, que acaba chegando à Terra enquanto estava à caça de um monstro. Durante sua missão, ele acaba sem querer tirando a vida de Hayata, um membro da Patrulha Científica (ou SIA), que combate ameaças alienígenas. Pra remediar a situação, Ultraman revive Hayata como seu hospedeiro, passando a defender nosso planeta enfrentando monstros que causam destruição.

Ultraman foi exibido no Brasil entre o fim dos anos 1960 e meados dos anos 1980 pela TV BandeirantesTV Tupi, TV Record e TVS/SBT, retornando com uma nova dublagem nos anos 1990 pela Rede Manchete, reprisada na CNT e Cine House. Essa versão redublada, distribuída pela Sato Company, chegou a ser lançada também em uma coleção de fitas VHS. Outras exibições posteriores e lançamentos em DVD levantaram suspeitas de ilegalidade.

Após Ultraman, seguiu-se uma franquia de séries que dura até hoje (com algumas pausas). Pela televisão, o Brasil acompanhou Ultra SevenO Regresso de Ultraman Ultraman Tiga. Via streaming, a Netflix chegou a exibir Ultraseven X, enquanto a Crunchyroll exibiu Ultraman MaxUltraman LeoUltraman 80 e Ultraman Mebius, e ainda exibe Ultraman XUltraman Orb Ultraman Geed. Além das séries, vários filmes foram lançados no mercado de home-video e serviços on-demand.


Código de acesso: Gridman

Gridman contava as aventuras de Naoto, Yuka e Ippei, três garotos que são experts em computação que criam um video game. Certa vez, eles recebem um pedido de ajuda de Gridman, que veio de uma realidade virtual, para prender o vilão Kahn Digifer (uma espécie de mistura de Darth Vader e Satan Goss). Naoto se une a Gridman para evitar catástrofes que podem ameaçar a paz da cidade Sakuragaoka e até mesmo o mundo real. Em contrapartida, Digifer adota o jovem Takeshi Todo como criador de seus monstros gigantes.

Exibido nos finais de tarde de sábado pela emissora japonesa TBS, entre 3 de abril de 1993 e 8 de janeiro de 1994, Gridman totalizou 39 episódios. Em 18 de dezembro de 2017, a série original estreou no canal pago estadunidense Toku (ex-Funimation Channel) e chegou a ser disponibilizada pelo Amazon Prime Video americano.

Numa tentativa de concorrer com a antiga Saban Entertainment, que estava produzindo Mighty Morphin Power Rangers, a DIC Entertainment adaptou a série nos Estados Unidos como Superhuman Samurai Syber-Squad (ou simplesmente Superhuman Samurai no Brasil). Exibida na extinta Rede Manchete de 1996 a 1997, esta versão tinha como protagonista o adolescente Sam Collins (interpretado por Matthew Lawrence, que foi um dos filhos do saudoso Robin Williams no clássico Uma Babá Quase Perfeita), que um dia recebeu um pedido de socorro do programa de computador Servo. Sam se une ao herói gigante da realidade virtual ao tocar uma nota em sua guitarra e dizer “Samurize!“.  Ao seu lado estão o baterista Tanker, a tecladista Sydney e o baixista (e autodeclarado “cadete espacial”) Amp, que pilotam veículos que formam uma armadura especial para Servo. O grande vilão é Kilokhan, um vírus de computador que conta com a ajuda do estudante Malcolm Frink (apelidado como “pedaço de carne“) para criar os gigantes Mega-Virus da semana. Teve 53 episódios exibidos pela emissora americana ABC e por transmissão de syndication.

Matthew Laurence, o astro teen de Superhuman Samurai | Divulgação

Licenciada pela Sato Company na época, a versão brasileira de Superhuman Samurai foi realizada pela extinta Gota Mágica, que escalou alguns dubladores do animê Os Cavaleiros do Zodíaco para o elenco. Destaques para Hermes e Gilberto Baroli (Seiya de Pégaso e Saga de Gêmeos) como Sam/Servo e Kilokhan, respectivamente. Curiosamente, na mesma época de Superhuman Samurai, a DIC também produziu a constrangedora série Os Jovens Guerreiros Tatuados de Bervely Hills, exibida no SBT de 1995 a 1997.

Entre outubro e dezembro de 2018, as emissoras japonesas WOWOW, Tokyo MX, BS11 e MBS exibiram o animê SSSS.Gridman (a sigla é uma clara referência à versão americana), de apenas 12 episódios. O protagonista é Yuta Hibiki, um aluno do primeiro ano do ensino médio de Tsutsuji-dai e que sofre de amnésia. Um dia ele entra em contato com Gridman através de seu computador. Com a ajuda de seus colegas Sho Utsumi, Rikka Takarada e Akane Shinjo, Yuta vai em busca de seu passado, mas sua vida muda drasticamente com o surgimento de um kaiju.