Recentemente, a Square Enix abriu uma “demo gratuita” de Final Fantasy XIV, permitindo aos jogadores experimentarem o MMO sem pagar nada até atingirem o nível 60 no jogo. Com isso, aumentou interesse no game, que já era popular embora muitos tivessem pé atrás não só por precisarem comprar, mas também pagar uma mensalidade para jogar.

A estratégia funcionou, muitos jogadores passaram a testar essa versão gratuita e, ao atingir o limite, compraram o game completo. Contudo, parece que o sucesso foi alto demais, provavelmente superando a previsão da Square Enix, e resultou em servidores sobrecarregados.

Agora, diversos jogadores alegam ser impossível criar novos avatares nos servidores americanos e, além disso, o jogo parece estar “fora do estoque” para quem tentar comprá-lo – note-se que ele é vendido digitalmente. O sobrecarregamento deve ser temporário, até a Square Enix conseguir responder a essa nova demanda.

Imagem: Print de FFXIV "fora de estoque" em compra online.

Reprodução: Reddit.

Final Fantasy XIV Online saiu em 2010, apenas para computadores, mas teve uma recepção tão negativa que a Square Enix resolveu refazer o jogo. Assim nasceu o atual sucesso Final Fantasy XIV: A Realm Reborn, lançado em agosto de 2013 para PlayStation 3 e PC – a versão para PS4 chegou em abril de 2014.

O jogo já conta com várias expansões e segue fazendo bastante sucesso entre fãs da série e de MMORPGs mesmo com os custos de compra e mensalidade envolvidos.


Fonte: SlillUpYT e Reddit


Final Fantasy

Final Fantasy é uma franquia multimídia e uma das séries de RPG mais populares mundialmente. Publicado e desenvolvida pela então Square (cuja filial americana se chamaria SquareSoft), o primeiro título foi lançado em 1987, desenvolvido por Hironobu Sakaguchi logo após a fundação da empresa em 1986 (embora ela existisse, em parte, desde 1983 como divisão da Den-Yu-Sha). Os elogios da crítica e o sucesso comercial do primeiro FF geraram inúmeras sequências e outros produtos, incluindo filmes, séries de animê e mangás.

Como a história de Final Fantasy (1987) não foi criada para ter uma continuação, Final Fantasy II (1988) foi o primeiro jogo sem locais ou personagens de seu antecessor. Isto acabou se repetindo nos títulos posteriores, tornando-se uma característica da franquia. Cada jogo principal conta com uma história própria, com um novo elenco de personagens e mundos diferentes, embora os jogos compartilhem alguns elementos em comuns, caracterizando a franquia, cujas vendas ao redor do mundo já ultrapassaram 140 milhões de cópias, considerando todos os títulos.

Entre 1987 e fevereiro de 2003, a Square lançou 11 jogos da franquia principal de Final Fantasy e 13″spin-offs”, como Mystic Quest (1992) e Chronicles (2001).  Em abril de 2003, a empresa se fundiu com a Enix, conhecida por Dragon Quest, dando origem à Square Enix. Atualmente, a “linha principal” conta com 15 títulos. Em março de 2020, uma enquete da NHK ranqueou os jogos favoritos dos japoneses, com Final Fantasy X (2001) ficando na primeira posição.