Segundo reportagem do Nikkan Taishu, a franquia JUDGEMENT, feita pela mesmo time de Yakuza, estaria no meio de uma polêmica entre a SEGA e a agência de talentos Johnny. Na série, que atualmente possui apenas um jogo mas está com Lost Judgment a caminho, o jogador controla o advogado e detetive Takayuki Yagami enquanto resolve uma série de casos.

O personagem é inspirado e interpretado em japonês pelo ator e cantor Takuya Kimura, membro da extinta boyband SMAP e agenciado pela Johnny & Associates, rendendo ao game o apelido Kimutaku ga Gotoku – uma junção do apelido do ídolo entre os fãs, “Kimutaku” (de Kimura Takuya), e Ryuu ga Gotoku, o nome em japonês de Yakuza. E foi assim que Kimura acabou, sem querer, no meio de um problema.

O jogo saiu originalmente em 2018 para PS4, ganhando versões para PS5, Xbox Series e Google Stadia. Sua sequência está prevista para as mesmas plataformas (exceto Stadia). Com a grande popularidade da Steam, a SEGA quer disponibilizar o jogo lá, mas isso entra em conflito com a Johnny.

A agência tem um controle muito forte da imagem de seus membros – a maioria mal tem página no Instagram segundo as matérias japonesas. É justamente para manter esse controle de imagem que a disponibilização para PCs em uma plataforma tão grande representaria, na visão deles, um risco de “violações aos direitos de imagem do ator”, possivelmente com medo de mods e coisas do tipo.

Vale ressaltar que, apesar das agências terem cuidado com as imagens dos artistas, a Johnny vai um pouco além no controle, sendo esse grau de rigidez uma exceção no mercado japonês.

Segundo a reportagem, que ainda é uma espécie de rumor, o próprio Kimura estaria chateado com a possibilidade de cancelamento por gostar de trabalhar para o jogo. As duas empresas ainda não teriam chegado a um acordo e, por isso, Lost Judgement poderia acabar como o último game da franquia.


Fonte: Nikkan Taishu