A partir do meio-dia (hora de Tóquio) deste sábado (17), a plataforma japonesa de streaming Toei Tokusatsu Fan Club vai lançar todos os 45 episódios de Power Rangers Turbo (1997). A dublagem japonesa estará disponível e provavelmente é a que foi realizada originalmente no final dos anos 90.

Power Rangers Turbo foi a quinta temporada da franquia nipo-americana, exibida pela Fox americana entre 19 de abril e 24 de novembro de 1997. A trama começa com o filme Turbo: Power Rangers 2 (1997), onde Tommy, Adam, Tanya e Kat enfrentam pela primeira vez a tropa da atrapalhada vilã Divatox.

Substituindo Rocky, que sofreu um acidente, o garoto Justin assume o posto de Ranger Azul. Foi em Turbo onde Tommy e os demais Rangers veteranos passam o bastão para os novatos T.J., Carlos, Ashley e Cassie. Justin continuaria na equipe. O final de Turbo deixa um gancho para uma continuação direta em Power Rangers no Espaço, que encerrou a era Zordon de Power Rangers.

No Brasil, Power Rangers Turbo estreou no inicio de 1998 pelo extinto canal pago Fox Kids e poucas semanas depois na Globo. Para promover a estreia de Turbo na América Latina, a Fox Kids convidou o ator Roger Velasco (Carlos) para ser entrevistado pelos apresentadores mirins do canal, sendo que na primeira parte ele aparecia com o traje do Ranger Verde.

A dublagem japonesa de Power Rangers Turbo contou com a participação de Yuki Kishi, que interpretou Kyosuke Jinnai/Red Racer em Gekisou Sentai Carranger, a série que deu origem à temporada. Ele emprestou sua voz para T.J., o segundo Ranger Vermelho da temporada e a segunda contraparte americana de Red Racer. Kishi ainda dublou T.J. em Power Rangers no Espaço (1998) e Power Rangers na Galáxia Perdida (1999).

Kishi ainda já dublou alguns monstros de séries Super Sentai como Gaoranger, Hurricaneger, Dekaranger, Ninninger, etc. Curiosamente, ele foi casado com a atriz Mika Kikuchi, a DekaPink em Dekaranger, entre 2009 e 2011.


Fonte: Toei Tokusatsu Fan Club


Power Rangers

Power Rangers é uma adaptação norte-americana da franquia Super Sentai, conhecida pelo público brasileiro através das séries Changeman (1985), Flashman (1986), Goggle Five (1982) e Maskman (1987). Criada pelo empresário Haim Saban, a série foi ao ar pela primeira vez nos EUA em 28 de agosto de 1993 com o título Mighty Morphin Power Rangers e logo se tornou uma febre mundial. A primeira temporada apresenta os adolescentes Jason, Zack, Billy, Trini e Kimberly, que foram escolhidos por Zordon para lutar contra Rita Repulsa e seus capangas. Mais tarde aparece Tommy, o Ranger Verde, como vilão e posteriormente aliado do quinteto, mantendo destaque e admiração dos fãs até os dias de hoje.

A série sofreu mudanças de elenco, surgiram novos inimigos na trama, visuais diferentes para cada temporada e com o tempo foi se consolidando como uma franquia de super-heróis na TV americana. A marca Power Rangers foi inicialmente administrada pela antiga Saban Entertainment, depois foi transferida para a Disney em 2002, foi readquirida por Haim Saban em 2010 e finalmente vendida para a Hasbro (a mesma produtora de Transformers) em 2018. Os heróis multicoloridos não ficaram restritos à TV e atualmente mantêm expansão no cinema, no RPG e principalmente nos quadrinhos da editora BOOM! Studios.

No Brasil, Power Rangers estreou em 17 de outubro de 1994 no canal pago Fox e mais tarde em 2 de janeiro de 1995 como atração do extinto programa infantil TV Colosso, na Rede Globo, onde garantiu sucesso. Várias temporadas foram exibidas na Band, nos extintos canais pagos Fox Kids e Jetix, na Nickelodeon e atualmente no Cartoon Network e na Loading.