A TMS Entertainment postou o primeiro episódio de Karate Master (Karate Baka Ichidai, basicamente “Um Maluco do Caratê”) em seu canal no YouTube. Não sabemos se os próximos episódios também entrarão. O vídeo está com legendas embutidas em inglês (os famosos hardsubs). Confira:

A animação é baseada no mangá com roteiro de Ikki Kajiwara, de Ashita no Joe, e ilustrações por Jiro Tsunoda e Jouya Kagemaru. A trama é inspirada na vida de Masutatsu “Mas” Oyama (1923–1994), criador do estilo de caratê Kyokushin, introduzindo o contato pleno à arte marcial.

A trama traz Ken Asuka, um ex-piloto kamikaze sem saber para onde ir após o fim da guerra, atormetado pelas mortes que viu. É quando Asuka redescobre sua paixão por caratê. Segundo a descrição, apesar dos nomes fictícios, a série traz a história de Oyama (possivelmente com liberdades poéticas).

O quadrinho foi publicado na revista Shonen Magazine, da editora Kodansha, de 1971 a 1977, ficando com um total de 29 volumes. Já o animê foi produzido pela TMS, na época chamada Tokyo Movie, e exibido pela TV Asahi (então chamada NET, de Nihon Educational Television) de outubro de 1973 a setembro de 1974, totalizando 47 episódios. O boom do esporte no Japão na década de 1970 é por vezes associado ao sucesso dessa obra.

O Kyokushin foi criado em 1957 no Japão e foi introduzido no Brasil em 1972, por Seiji Isobe, que inclusive conheceu Oyama. É um dos vários estilos praticados no país, como Goju-ryu, Kenyu-ryu, Shito-ryu, Shotokan, Shorin-ryu, Uechi-ryu e Wado-ryu.

As Olimpíadas de Tóquio, com início em 23 de julho, marcam a estreia do caratê como uma modalidade olímpica.


Fonte: TMS