Após apresentar Cure La Mer e começar a mostrar os primeiros dias de Laura na escola como humana, em suas semanas mais recentes Tropical-Rouge! Precure tem permitido abrir espaço para o desenvolvimento de outras personagens que não a sereia (a qual havia roubado há um bom tempo os holofotes do animê para si), inclusive dando destaque a uma pequena vilã.

Foi o que aconteceu no episódio 19 da série, trazendoo florescimento de uma estranha amizade entre Elda e Manatsu. Aqui, as garotas do Clube Tropical resolvem desvendar o mistério de uma boneca falante que vivia em uma mansão mal-assombrada.

Entretanto, as meninas não sabiam que a mansão estava servindo de abrigo para Elda por não conseguir retornar para covil da Bruxa da Protelação, após uma luta, ficando no local esperando algum tipo de resgate. Disfarçada como uma boneca, Elda enganou Manatsu e de uma forma peculiar, porém engraçada, acabou fazendo amizade com a precure.

Imagem: Os vilões e Eldinha.

Reprodução: Crunchyoll/Toei.

É bem verdade que, de início, as intenções de Elda eram bem egoístas, mas aos poucos a vilã começou a notar como Manatsu se importava com ela (ou melhor, com a boneca), atingindo em cheio os sentimentos de Eldinha. Durante a luta contra o monstro da semana, Elda até mesmo buscou ajudar a nossa Cure Summer quando a heroína se viu em uma situação complicada.

Foi a primeira vez que uma antagonista da temporada ajudou uma das heroínas de Tropical-Rouge!, sendo possível concluir que esse é um primeiro sinal para que os vilões ganhem algum tipo de “redenção” até o final do programa. Esse ainda foi o primeiro episódio com algum foco maior em um dos vilões e foi interessante saber que a série não pretende esquecer de desenvolvê-los. São esperados mais (bons) episódios de desenvolvimento como esse surjam em breve.

Briga por um pão de melão

Imagem: Minorin com um óculos especial.

Reprodução: Crunchyoll/Toei.

Bem menos interessante em questão de desenvolvimento de personagem foi o episódio seguinte, o de número 20. O capítulo girou em torno do sumiço do pão de melão de Manatsu e da busca de Minorin, vestida com um óculos de detetive, de solucionar o desaparecimento de tal alimento. Como as outras protagonistas eram as principais suspeitas, isso gerou certa rixa entre elas.

Foi um episódio divertido, isso é verdade, mas sem a mesma perspicácia em questão de desenvolvimento de personagem do episódio interior. Veja bem: era para ser um episódio sobre Minorin e suas habilidades dedutivas, mas a garota dividiu tanto a atenção com as outras integrantes do Clube Tropical e nada muito interessante saiu desse capítulo.

Na verdade, somente Manatsu e Laura (acidentalmente uma das culpadas do sumiço do pão de melão, junto de Kururun) pareceram receber algum tipo de real desenvolvimento. Minorin ficou apenas criando situações em sua cabeça e acusando uma ou outra precure do sumiço do alimento.

Nesse contexto, nenhuma personagem agiu fora do que seria esperado. A situação inteira do pão de melão não moveu nenhuma subtrama fora a do próprio episódio e ponto. Foi um desses simples episódios de situação cotidiana sem algo a mais em Precure, comum na série, mas que pessoalmente me deixou desanimado por teoricamente ser um episódio da Minorin, mas que acabou sendo um episódio de Manatsu + Laura. Por fim, o capítulo poderia ter oferecido mais foco na detetive do grupo e desenvolvido um traço de maior desenvolvimento da personagem

O início das férias de verão

Imagem: Sango e Manatsu felizes.

Reprodução: Crunchyoll/Toei.

Por fim, o episódio 21 foi focado nos planos das protagonistas para o início das férias de verão. Houve espaço para um pouco de destaque para cada uma das garotas e foi um episódio bem divertido.

O interessante, porém, foi o gancho deixado: ao fim do capítulo, o Mordomo da Bruxa da Protelação encontrou indícios de um interessante item mágico em um livro antigo. O que é de fato esse item não nos foi revelado, mas a prévia do episódio seguinte já mostrou que as precures deverão começar uma caçada para encontrar uma espécie de tesouro das sereias muito em breve.

Acredito que logo as heroínas receberão novos poderes para enfrentar o mal, o que deve fazer do episódio seguinte bastante importante.

Espero também que o início das férias de verão, que deve dar uma pausa no foco em atividades escolares que a série tem tido, abra espaço para finalmente conhecermos melhor outras personagens que não sejam Laura e Manatsu. Espero conhecer mais dos dramas de cada uma, da família de cada uma, de seus sonhos, de seus medos e seus anseios pela vida. No momento, é só isso que eu espero das próximas semanas de Tropical-Rouge!

Tropical-Rouge! Precure é exibido pela Crunchyroll com legendas em português de forma simultânea com o calendário japonês. A empresa fornece ao JBox um acesso à plataforma. Confira as outras resenhas da série: episódios 1, 2-3, 4-5, 6-7, 8-10, 11-13, 14-16, 17-18.


O texto presente nesta resenha é de responsabilidade de seu autor e não reflete necessariamente a opinião do site JBox.