Depois de ser confirmado no bloco Toonami, Captain Tsubasa de 2018, um remake de Super Campeões, está garantido no catálogo da Crunchyroll. A série estreia por lá hoje, com opção dublada e legendada, a partir das 17h (BRT).

O animê foi exibido entre 2018 e 2019 no Japão, com produção o do estúdio David Production (Jojo’s Bizarre Adventure) e direção de Toshiyuki Kato (Full Moon o Sagashite), trazendo novamente a saga de evolução do jogador Tsubasa Ozora, mas apenas até o arco do Torneio Nacional pelo Nankatsu.

Tsubasa é apaixonado por futebol desde a infância, ele muda o destino do time de sua nova escola, conhecida pelos atletas “perna-de-pau”.

Além do canal infantil, o animê teve dois episódios disponíveis no streaming LATAM Play e atualmente se encontra completo mas apenas com dublagem no catálogo da Amazon Prime Vídeo.


Fonte: Release de imprensa


Imagem: Tsubasa e Misaki no mangá original.

A série original de Captain Tsubasa acompanha Tsubasa Oozora (ou Oliver Tsubasa na dublagem brasileira de séries mais antigas) em sua jornada de se tornar um jogador profissional. Após ganhar diversos campeonatos jogando pelo time da escola, cujo treinador é um famoso ex-jogador brasileiro, ele vence a Copa Sub-17 pelo Japão e vem jogar no Brasil. Nas sequências da série, vemos Tsubasa no São Paulo Futebol Clube (ou Brancos F.C., dependendo da versão), posteriormente no Barcelona e também jogando pelo Japão na Copa de 2002.

O primeiro mangá foi seriado na Shonen Jump, da editora Shueisha, de 1981 a 1988, com 37 volumes compilados (além de render várias continuações e spin-offs). Os arcos da trama estão nos mangás Captain TsubasaCaptain Tsubasa: World YouthCaptain Tsubasa: Road to 2002Captain Tsubasa: Golden 23Captain Tsubasa: Kaigai Gekito e Captain Tsubasa: Rising Sun, atualmente terminando.

A série já inspirou quatro animações: Captain Tsubasa (1983-1986), Captain Tsubasa J (1994-1995), Captain Tsubasa: Road to 2002 (2001-2002) e Captain Tsubasa (2018-2019).

No Brasil, foram exibidas Captain Tsubasa J, pela extinta Rede Manchete em 1997, e Road to 2002, pelo Cartoon Network, em 2004, e Rede TV!, em 2006 – a estreia dessa última animação na verdade ocorreu em 2 volumes de DVD lançados em janeiro de 2003 no evento Anime Festival, mas só chegando completo pela exibição na TV. Em ambos os casos, a série foi chamada de Super Campeões.

O Cartoon ainda trouxe o remake de 2018, com o nome Captain Tsubasa, começando a exibí-lo no mesmo ano, durante a Copa do Mundo. Essa animação está dublada no Amazon Prime Video, e também teve dois episódios disponíveis nos voos da LATAM, no serviço LATAM Play, por pouco de tempo.