Semanalmente, o canal oficial da Tsuburaya no YouTube exibe algum episódio aleatório no bloco Ultra Channel Selection, em ritmo de celebração aos 55 anos de Ultraman. E não é qualquer episódio, não. São aqueles que acrescentaram algo de muita importância à mitologia dos heróis gigantes ao longo das décadas.

O próximo será bem especial para o público brasileiro. Quando Brilha a Estrela de Ultra, o episodio 38 de O Regresso de Ultraman, estará disponível nesta quarta (28), a partir das 6h da manhã (horário de Brasília), com legendas em inglês – tradução automática para português.

Após assassinar Aki e Ken Sakata – a namorada e o cunhado de Hideki Go, respectivamente – no episódio anterior, o Alien Nackle captura o Ultraman Jack para executá-lo. Eis que surgem Shin Hayata/Ultraman e Dan Moroboshi/Ultraseven para salvar o herói. Ao recuperar seu poder, Jack retorna à Terra para uma batalha decisiva contra Nackle e Black King (Negrume na dublagem clássica da Cinecastro), situada na véspera de Natal.

Escrito pelo saudoso Shozo Uehara (o mesmo roteirista de Jaspion, Kamen Rider Black, entre outros clássicos do tokusatsu), o episódio foi contou com as participações especiais de Susumu Kurobe e Kohji Moritsugu, que reprisaram os papeis de Hayata e Moroboshi, respectivamente.

O link do primeiro episódio já está disponível para ativar o lembrete, para quando o lançamento estiver prestes a começar. Lembrando que o vídeo ficará disponível por duas semanas. Confira:

https://www.youtube.com/watch?v=tmFcIbYinhU

Episódio 38 – Quando Brilha a Estrela de Ultra (When the Ultra Star Shines, ウルトラの星光る時, Urutoranohoshi Hikaru Toki)

Exibido no Japão em: 24 de dezembro de 1971 (TBS)
Dirigido por: Yoshiharu Tomita
Escrito por: Shozo Uehara
Kaiju: Alien Nackle e Black King
Audiência: 29.0%

 

O Regresso de Ultraman, que completa 50 anos em 2021, deveria ser uma continuação da série original de 1966, se passando 30 anos após o final.

Originalmente, apareceria um jovem chamado Hayata e um protagonista chamado Hideki Ban. Um suspense que duraria até o terceiro episódio para saber quem seria o novo hospedeiro de Ultraman. Só que a ideia foi descartada por Hajime Tsuburaya, coordenador de produção, que encomendou um novo personagem à sua equipe criativa.

Ampliando a franquia e introduzindo o conceito da Família Ultra, o título original Kaettekita Ultraman foi mantido, uma vez que as negociações com a emissora TBS já estavam fechadas – e chamando o herói apenas como Ultraman. Portanto, não se tratava da volta do pioneiro, mas sim de um sucessor (que passou a ser chamado de Ultraman Jack a partir de 1984).

O Regresso estreou no Japão em 2 de abril de 1971 (um dia antes da estreia da primeira série de Kamen Rider) e contava as aventuras de Hideki Go, um jovem que foi salvo da morte pelo Ultraman e se tornou, consequentemente, em seu hospedeiro. Após um ato de bravura, Go se torna integrante da Grupo de Ataques aos Monstros (Monster Attack Team).

Imagem: Ultraman e Ultra Seven.

A primeira aparição de Seven no episódio 18 d’O Regresso | Divulgação/Tsuburaya

A série teve momentos importantes, como a vez em que Hideki Go foi treinado rapidamente pelo lendário boxeador Tadashi Sawamura. Ou melhor: Sawamu, o Demolidor (que virou animê já exibido no Brasil entre o final dos anos 1970 e início dos anos 1980).

Outro exemplo foi quando o primeiro Ultraman e Ultraseven apareceram para ajudar o herói. O último episódio introduziu os Cinco Mandamentos Ultra, que volta e meia são relembrados.

No Brasil, O Regresso de Ultraman estreou em 1975 pela extinta Rede Tupi. Após a extinção da emissora, a série foi exibida pela TVS/SBT, junto com o primeiro Ultraman (causando uma pequena confusão a quem assistia).

Foi a última série da franquia dublada pelo extinto estúdio Cinecastro. Sua última exibição foi pela Record do Rio de Janeiro, no final de 1987.


Ultra Channel

Confira a programação do canal da Tsuburaya (pelo horário de Brasília):

Segundas

Terças

Quartas

  • 6h – Ultra Channel Selection (seleção de episódios das séries Ultra; Ultraman 55th Anniversary)*

Quintas

  • 6h – Ultraman Cosmos (2001~02)*

Sextas

Domingos

  • 9h – Ultraman (1966~67)*
*Episódios disponíveis por duas semanas.

Fonte: Tsuburaya


Ultraman

Foto: Divulgação/Tsuburaya

Ultraman foi criado em 1966 pela equipe de Eiji Tsuburaya, um dos nomes mais importantes do cinema de efeitos especiais no Japão. A série rendeu 39 episódios e seu sucesso ajudou não só a ditar o estilo dos programas de heróis orientais, mas a também criar uma das franquias mais longevas e rentáveis do gênero.

Na história da série original, Ultraman é um ser vindo da Nebulosa M78, que acaba chegando à Terra enquanto estava à caça de um monstro. Durante sua missão, ele acaba sem querer tirando a vida de Hayata, um membro da Patrulha Científica (ou SIA), que combate ameaças alienígenas. Pra remediar a situação, Ultraman revive Hayata como seu hospedeiro, passando a defender nosso planeta enfrentando monstros que causam destruição.

Ultraman foi exibido no Brasil entre o fim dos anos 1960 e meados dos anos 1980 pela TV BandeirantesTV Tupi, TV Record e TVS/SBT, retornando com uma nova dublagem nos anos 1990 pela Rede Manchete, reprisada na CNT e Cine House. Essa versão redublada, distribuída pela Sato Company, chegou a ser lançada também em uma coleção de fitas VHS. Outras exibições posteriores e lançamentos em DVD levantaram suspeitas de ilegalidade.

Após Ultraman, seguiu-se uma franquia de séries que dura até hoje (com algumas pausas). Pela televisão, o Brasil acompanhou Ultra SevenO Regresso de Ultraman Ultraman Tiga. Via streaming, a Netflix chegou a exibir Ultraseven X, enquanto a Crunchyroll exibiu Ultraman MaxUltraman LeoUltraman 80 e Ultraman Mebius, e ainda exibe Ultraman XUltraman Orb Ultraman Geed. Além das séries, vários filmes foram lançados no mercado de home-video e serviços on-demand.