A Shueisha informou que alguns balões de Look Back, uma one-shot de Tatsuki Fujimoto (Fire Punch, Chainsaw Man) lançada em 18 de julho, foram alteradas após leitores apontarem “expressões inapropriadas”. A mudança foi feita para evitar propagar preconceitos, segundo a nota oficial.

A versão japonesa conta agora com um aviso de mudanças na primeira página, mas a tradução para o inglês na MANGA plus segue sem qualquer alteração.

Na atual edição japonesa, a parte onde descrevem um personagem ouvindo vozes no meio de “um episódio paranóide” foi trocada por uma frase dizendo que ele iria matar o primeiro que visse. E na parte onde esse mesmo personagem diz que plagiaram sua arte foi trocada por insinuações que os artistas desprezavam ele.

Muitos notaram as semelhanças entre os eventos da história e o incêndio crimonoso no estúdio 1 da Kyoto Animation, que ocorreu em 18 de julho de 2019 – num geral, por aqui, isso foi recebido como uma homenagem. Mas alguns fãs ficaram preocupados que retratar um assassino em série como alguém em um “surto paranóide” poderia estigmatizar transtornos mentais como esquizofrenia.

Desde seu lançamento, o capítulo especial já conta com mais de 1,2 milhão de visualizações na Shonen Jump+.


Fonte: Shueisha via ANN