A franquia Love Live! sempre passou despercebida por mim. Muito pelo fato do Japão produzir muita coisa e ser difícil acompanhar tudo. Com a chegada da dublagem do filme Love Live! Sunshine!! A Escola de Idol O Filme: Além do Arco-Íris (mostrando a Dr. Fantástico e Borat que os japoneses também criam nomes enormes), resolvi dar uma conferida nessa que pode ser a porta de entrada para muitas pessoas na franquia.

Ah, vale ressaltar que levarei em conta apenas o filme, pois é a primeira produção da franquia a chegar dublada em nosso idioma. Temporadas anteriores não serão levadas em consideração pelo simples propósito de manter a experiência de ir às cegas que a maioria das pessoas também terá.

Para quem não conhece, o longa faz parte de uma série multimídia, que conta com animês produzidos pela Sunrise. Rendendo 2 temporadas que foram ao ar entre 2016 e 2017, o filme chegou aos cinemas japoneses no início de 2019.

Na trama, acompanhamos um grupo de meninas que vê sua escola prestes a fechar. Para impedir, resolvem participar do evento Love Live!, uma competição entre grupos de idols. É formado assim o grupo de idols estudantil Aqours.

Imagem: Garotas na frente de uma escola.

Reprodução.

A história dá continuidade à série de TV, com alguns membros do grupo original se formando enquanto outros entram. Isso acaba gerando medo e ansiedade nos membros restantes. É nesse meio tempo em que a mãe de Mari (uma das formandas) pede ajuda ao grupo para localizar sua filha desaparecida, o que faz com que as meninas viajem até a Itália. E é nesse turbilhão de coisas que as personagens aprendem lições sobre amizade e recomeço.

E aqui vemos um empecilho para quem deseja começar pelo longa: a continuidade. Claro que o filme é feito para quem acompanhou a série, então para quem chegou agora é difícil se conectar com a história e com as personagens. Os responsáveis até tentam incluir os novatos, através de curtos flashbacks e conversas que fazem menção a eventos passados. E mesmo entendendo todo o contexto, ainda temos o problema de ligação com as personagens.

As personagens acabam sendo mal aproveitadas no filme, porque temos nada menos que 9 personagens dividindo a tela. E isso faz com que algumas acabem ficando de fundo apenas fazendo número (trocadilho não intencional, juro). E mesmo as que mais têm destaque não passam o necessário pra que alguém realmente se importe.

Imagem: As Aquors performando em escada.

Reprodução.

As músicas, no entanto, são todas ótimas. Todas têm um ritmo cativante e ficam grudadas na cabeça. Uma coisa que infelizmente não temos é a adaptação em português delas, uma pena. Seria interessante e mais inclusivo se pudéssemos ouvir em nosso idioma.

As coreografias não ficam muito atrás. Todas muito bem pensadas, em todo o momento mudam para um formato similar a vídeo clipes. A grande problemática é o uso de 3D nessas transições. Não só tira um pouco da imersão, como também deixa a cena um pouco mais dura. Mas com coreografias boas, acabamos revelando um pouco. A ambientação é de encher os olhos, com um destaque especial para a recriação dos cenários italianos.

Imagem: Mãos para cima, no céu.

Reprodução.

A versão brasileira cumpre bem o seu papel, com boas escalações e nenhuma causando estranhamento. Infelizmente, nenhuma voz realmente se destaca, mas já era o esperado de um filme em que quase uma dezena de personagens divide a cena.

A Escola de Idol O Filme: Além do Arco-Íris (ou “muito além”, a palavra “muito” é falada na chamado do título por algum motivo) tem classificação indicativa livre. O longa pode ser uma boa pedida para o público infantil. E não se deixe enganar, adultos também podem se divertir com o filme.

A mensagem sobre começos e recomeços é atemporal e válida pra qualquer pessoa, em qualquer fase da vida. Este é o começo de vez da série no país. Mas até que um recomeço, do “0”, seria bem-vindo.


Love Live! Sunshine!! A Escola de Idol O Filme: Além do Arco-Íris está disponível legendado na Funimation, Looke, YouTube Filmes, Now, Vivo Play, Sky, Itunes, Google Play e Claro Vídeo. Já a opção dublada se encontra apenas no Telecine.


O texto presente nessa resenha é de responsabilidade de seu autor e não reflete necessariamente a opinião do site JBox.