Divulgação: Panini.

Na noite desta quarta-feira (1), o primeiro volume do mangá de One Piece, publicado pela Panini, ficou “disponível” na Amazon, pegando todo mundo de surpresa. A compra, no entanto, não podia ser finalizada, dando erro no site

A informação foi divulgada pelo Chuva de Nanquim, via Twitter, e animou os leitores que há anos esperam por uma reimpressão do mangá de Eiichiro Oda (nota: o perfil Mangás Lu informou que a entrada ocorreu no dia 29 de agosto).

Mas se trata, na verdade, de um engano. Em contato com a editora, o JBox descobriu que, por enquanto, não faz parte dos planos uma reposição dos volumes iniciais. Ao que parece, seria uma iniciativa da própria Amazon, possivelmente para “sentir o mercado”, sem um pedido feito pela editora.

Recentemente, em live com o JBox, o ex-analista de marketing da Panini, Douglas Bettioli, deu a entender que uma das dificuldades de se fazer uma nova tiragem de One Piece esbarra no papel utilizado nos volumes – o papel jornal.

À época Douglas revelou que a editora estudava uma forma de recolocar a obra desde o início no mercado, mirando numa possível reedição compilando vários volumes em 1 (como a edição 3-1 da Viz, por exemplo).

Infelizmente, não é agora que os fãs de Luffy terão nova oportunidade de colecionar o trabalho da vida de Eiichiro Oda. Se serve para dar alguma esperança, a Panini anunciou a reeimpressão de Ataque dos Titãs na semana passada, outro alvo de constantes pedidos do público leitor.

ATUALIZAÇÃO:

A Panini informou ao JBox ter entrado em contato com a Amazon, e agora o volume está novamente indisponível no site.

A empresa postou no dia 03 de setembro uma nota de esclarecimento nos stories do Instagram:

Imagem: Nota de esclarecimento da Panini informando que o volume 99 de 'One Piece' será mais caro por ter sobrecapa (saindo por 27,90 reais) e que não houve qualquer intenção de republicar mangás disponibilizados na Amazon sem autorização da editora.

Reprodução: Panini.

Atualizado pela última vez em 3 de setembro, às 18h33.

One Piece é uma obra de autoria de Eiichiro Oda. O mangá original começou a ser publicado na revista Shonen Jump em julho de 1997 e tornou-se um fenômeno mundial. Na história, acompanhamos as aventuras do pirata Monkey D. Luffy e de sua tripulação, os Chapéus de Palha, que navegam o mundo à procura do “One Piece”, o tesouro perdido do antigo Rei dos Piratas, Gol D. Roger, enquanto enfrentam diversos piratas e o Governo Mundial.

No Brasil, o mangá foi publicado pela primeira vez no formato “meio-tanko” pela Conrad Editora, que interrompeu a publicação na 70° edição (correspondente à 2ª parte do volume 35 no original japonês). Em 2012, a série foi relançada pela Editora Panini, seguindo o formato original japonês, e conta atualmente com 98 volumes encadernados lançados (no Japão são 100 atualmente). A versão em animê é produzida pelo estúdio Toei Animation (Dragon Ball Z) e exibida oficialmente via streaming pela Crunchyroll, com legendas em português, e na Netflix, com opção dublada.