Morreu no último dia 26 o cineasta tailandês Sompote “Sands” Saengduenchai, aos 80 anos, vítima de câncer. Ele foi o fundador da Chaiyo Productions, produtora de filmes de tokusatsu em parceria com a Tsuburaya Productions.

Nascido em 24 de maio de 1941, Sompote Sands foi um aclamado cineasta da Tailândia conhecido por criar filmes kaiju como Crocodile and Magic Lizard. Sands havia iniciado sua carreira como fotógrafo freelance na adolescência, antes de se tornar estagiário na Toho em 1960. Durante seus dois anos no Japão, ele trabalhou com o lendário cineasta japonês Akira Kurosawa (de Os Sete Samurais, 1953) e também com o mestre de efeitos especiais Eiji Tsuburaya (criador de Godzilla e Ultraman).

Os Irmãos Ultra e a divindade Hanuman foram protagonistas de uma das produções mais controversas do tokusatsu | Foto: Divulgação/Chaiyo/Tsuburaya

Sands chegou a contribuir para o filme King Kong vs. Godzilla (1962) e até chegou a produzir versões tailandesas de clássicos do gênero tokusatsu. Em parceria com a Tsuburaya, ele dirigiu os filmes Jumborg Ace & Giant e The 6 Ultra Brothers vs. the Monster Army (ambos de 1974).

Neste último, os Irmãos Ultra contaram com a ajuda de Hanuman, o deus-macaco da mitologia hindu. Além disso, Sands dirigiu Hanuman and the Five Riders (1975), um filme que sequer teve autorização da Toei Company e que apresentou uma aventura com Hanuman junto com os cinco primeiros Riders.

A parceria entre a tailandesa Chaiyo e a japonesa Tsuburaya se tornou controversa a partir de 2002, quando Sands afirmou ter os direitos de Ultraman e produções derivadas. As duas produtoras travaram uma longa batalha judicial que chegou ao fim em 2017, com uma decisão do tribunal dos EUA a favor da Tsuburaya Productions. A Suprema Corte da Tailândia ainda concedeu à Tsuburaya Productions os direitos dos filmes Jumborg Ace & Giant e The 6 Ultra Brothers vs. the Monster Army.

Polêmicas à parte, sua morte é lamentável. Deixamos aqui nossos sentimentos.


Fonte: Tokusatsu Network