Na última sexta-feira (3) morreu o diretor e roteirista Shinichiro Sawai, aos 83 anos, por falência múltipla de órgãos. Nesta segunda (6), a Toei Company divulgou a nota de falecimento.

Sawai nasceu em 16 de agosto de 1938, na província de Shizuoka e se ingressou à Toei em 1961. Estreou como diretor em 1981, com o filme de época The Wild Daisy, e se destacou com os premiados filmes de drama W’s Tragedy (1984) e Early Spring Story (1985).

Imagem: O Shaider.

Shaider | Foto: Divulgação/Toei

Nas séries tokusatsu, Sawai dirigiu os episódios 1, 2, 38 e 39 de Shaider (1984; exibido no Brasil pelas emissoras Gazeta e Globo) e os dois primeiros episódios de Juukou B-Fighter (1995; série que deu origem ao Big Bad Beetleborgs).

No Brasil, foram exibidos dois de seus filmes: Diário da Chuva Fina (1998) e Genghis Khan – O Imperador do Medo (2007). Após comandar esta última produção, Sawai passou a ter problemas de saúde.

Após a morte de Shinichiro Sawai, sua esposa Kyoko disse o seguinte: “Ele sonhou em estar no set mais uma vez, mas partiu sem realizar esse sonho. Para lembrá-lo, não há melhor maneira de honrar sua memória do que assistir a seus filmes mais uma vez“.

Deixamos aqui nossos sentimentos.


Fonte: Yahoo! Japan via Tokusatsu Network