A Pokémon Company anunciou hoje (14) o lançamento de Pokémon 25: The Album no dia 15 de outubro. O álbum comemora, como indica o nome, os 25 anos da franquia e é feito em colaboração com diversos cantores, como Katy Perry e Post Malone – não há nomes japoneses entre os envolvidos.
Confira as faixas (a informação inicial é que seriam 14, mas a Target só divulgou 10):
1. Katy Perry – “Electric”;
2. Jax Jones – “Phases” (com Sinead Harnett);
3. Mabel – “Take It Home”;
4. Lil Yachty – “Believing”;
5. J Balvin – “Ten Cuidado”;
6. Cyn – “Wonderful”;
7. Vince Staples – “Got ‘Em”;
8. Louane – “Game Girl”;
9. Tierra Whack – “Art Show”;
10. Post Malone – “Only Wanna Be With You”.
O álbum também sairá em plataformas digitais como Spotify e Amazon Music. As músicas da Katy Perry e de Post Malone já foram divulgadas em outras ações. A Pokémon Company poderia utilizar as canções do álbum em outras ocasiões, mas não teria planos no momento.
No dia do aniversário, 27 de fevereiro, o JBox soltou uma coluna especial de Marcelo Sahgo comentando possíveis adaptações em português para os nomes dos monstrinhos. No começo de maio, houve um evento montado por fãs para comemorar o ano especial.
A Panini publica mangás da saga Adventures no Brasil, tendo confirmado o Emerald recentemente.
Fonte: Pokémon
Nota: O JBox faz parte do programa de afiliados da Amazon e pode ganhar um valor em cima das compras realizadas a partir dos links do site.
Os primeiros jogos de Pokémon foram Red e Green (no Japão), lançados em 1996 para Game Boy. O lançamento internacional, no entanto, foi das versões Red e Blue, em 1998, levemente modificadas (posteriormente seria lançada a versão Yellow).
A franquia faz, desde então, enorme sucesso mundial, tendo também animês, mangás, diversos tipos de produtos licenciados além, de claro, vários outros games. Cada vez que um jogo com novos Pokémons é lançado, considera-se ser uma “nova geração”. Atualmente, estamos na oitava geração da série.
Em toda estreia de jogo da série principal, uma animação para TV é produzida se passando no novo continente. Mas, com as facilidades das redes sociais, a Pokémon Company vem diversificando o conteúdo por outros meios, oferecendo uma série de opções pelo YouTube.
A série animada principal conta a história de Ash Ketchum (Satoshi, no original em japonês), um aspirante a treinador de Pokémon. Ao lado de Pikachu, seu primeiro Pokémon, Ash inicia a jornada para se tornar um mestre, desbravando regiões, conhecendo novos amigos e enfrentando os planos malignos da Equipe Rocket – uma corporação que sequestra Pokémon poderosos, mas que frequentemente é representada por um trio de vilões atrapalhados.
Na virada de 1999 para o ano 2000 foi febre ao ser exibido no Brasil pela TV Record e Cartoon Network, rendendo álbuns de figurinhas, roupas, CDs, tazos, brinquedos diversos, revistas oficiais e uma infinidade de produtos relacionados. Posteriormente, também teve temporadas exibidas na Rede Globo e RedeTV!, além de ter algumas fases disponíveis na Netflix e Prime Video.
Acho que tão americanizando demais pokémon, ter nenhum cantor japonês é falta de consideração para mim, pokémon nasceu no Japão, é criado ainda no Japão o principal meio de sustento da franquia (os jogos de console e anime de TV) e foram os japoneses que sustentaram desde o começo essa franquia, porque se um anime não faz sucesso no Japão então é quase certeza que não irá para outros países.