O canal oficial da Tsuburaya preparou uma surpresa para os fãs de tokusatsu. Ultraman Mebius & Ultraman Brothers – Yapool Ataca! está disponível desde às 9h da manhã desta quinta (16) – pelo horário de Brasília, dia em que o filme completa 15 anos de seu lançamento nos cinemas japoneses.

O vídeo está disponível com legendas em inglês, com tradução automática para português nas configurações do YouTube. Confira:

Ultraman Mebius & Ultraman Brothers – Yapool Ataca!

Exibido no Japão em: 16 de setembro de 2006
Duração: 93 minutos
Dirigido por: Kazuya Konaka
Escrito por: Keiichi Hasegawa
Produção: Tsuburaya Productons

 

G.I.G.!

O filme se passa durante os eventos da série Ultraman Mebius (em algum ponto entre os episódios 15 e 24), que celebrou os 40 anos da série original. Tudo começa em 1986, quando Ultraman, Ultraseven, Ultraman Jack e Ultraman Ace travaram uma árdua batalha contra Yapool (vilão principal de Ultraman Ace), que havia ressuscitado. Os heróis tiveram que selar o demônio, porém perderam seus poderes e viveram como meros seres humanos.

Imagem: Equipe de 'Ultraman Mebius & Ultraman Brothers'.

Mirai (ao centro) e seus irmãos | Foto: Divulgação/Tsuburaya

Após 20 anos, uma aliança formada por alienígenas é formada para libertar Yapool. Ultraman Mebius, o jovem discípulo de Zoffy e Ultraman Taro, está na Terra como Mirai Hibino, um agente da equipe anti-monstros GUYS (Guards for UtilitY Situation). Mas ele não está sozinho e conta com a ajuda dos antigos Irmãos Ultra que ficaram na Terra.

Estrelado por Shunji Igarashi, que atua como Mirai Hibino, Ultraman Mebius & Ultraman Brothers – Yapool Ataca! contou com as participações especiais dos veteranos Susumu Kurobe, Kohji Moritsugu, Jiro Dan e Keiji Takamine, que reprisaram seus respectivos papéis de origem como Shin Hayata/Ultraman, Dan Moroboshi/Ultraseven, Hideki Go/Ultraman Jack e Seiji Hokuto/Ultraman Ace. Outro destaque do elenco é a atriz Aiko Ito, a Abare Yellow em Abaranger, como Aya Jinguji.

No Brasil, Ultraman Mebius & Ultraman Brothers – Yapool Ataca! foi lançado em DVD pela Focus Filmes, em outubro de 2011. O filme ganhou versão brasileira pela Dubrasil, que reuniu dubladores de São Paulo e do Rio de Janeiro. Celso Vasconcellos e o saudoso Ionei Silva haviam emprestado suas vozes novamente para Dan/Seven e Hideki/Jack, respectivamente. Márcio Simões (Tiyu em Yu Yu Hakusho), Orlando Viggiani (Júpiter em Cybercop e Ryu em Street Fighter II) e Rodrigo Andreatto (Joey Wheeler em Yu-Gi-Oh! e Yukito em Sakura Card Captors) foram os dubladores de Hayata/Ultraman, Seiji/Ace e Mirai/Mebius, respectivamente.

Em 2008, o filme ganhou uma continuação em Superior Ultraman 8 Brothers – A Grande Batalha Decisiva, que resgatou o elenco de Ultraman Tiga (1996~97), Ultraman Dyna (1997~98) e Ultraman Gaia (1998~99). Este também foi lançado pela Focus na mesma ocasião.

A série Ultraman Mebius foi exibida no Brasil pela plataforma de streaming Crunchyroll, entre 2014 e 2018.


Ultra Channel

Confira a programação do canal da Tsuburaya (pelo horário de Brasília):

Segundas

Terças

Quartas

  • 6h – Ultra Channel Selection (seleção de episódios das séries Ultra; Ultraman 55th Anniversary)*

Quintas

  • 6h – Ultraman Cosmos (2001~02)*

Sextas

Domingos

  • 9h – Ultraman (1966~67)
*Episódios disponíveis por duas semanas.

Fonte: Tsuburaya


Ultraman

Foto: Divulgação/Tsuburaya

Ultraman foi criado em 1966 pela equipe de Eiji Tsuburaya, um dos nomes mais importantes do cinema de efeitos especiais no Japão. A série rendeu 39 episódios e seu sucesso ajudou não só a ditar o estilo dos programas de heróis orientais, mas a também criar uma das franquias mais longevas e rentáveis do gênero.

Na história da série original, Ultraman é um ser vindo da Nebulosa M78, que acaba chegando à Terra enquanto estava à caça de um monstro. Durante sua missão, ele acaba sem querer tirando a vida de Hayata, um membro da Patrulha Científica (ou SIA), que combate ameaças alienígenas. Pra remediar a situação, Ultraman revive Hayata como seu hospedeiro, passando a defender nosso planeta enfrentando monstros que causam destruição.

Ultraman foi exibido no Brasil entre o fim dos anos 1960 e meados dos anos 1980 pela TV BandeirantesTV Tupi, TV Record e TVS/SBT, retornando com uma nova dublagem nos anos 1990 pela Rede Manchete, reprisada na CNT e Cine House. Essa versão redublada, distribuída pela Sato Company, chegou a ser lançada também em uma coleção de fitas VHS. Outras exibições posteriores e lançamentos em DVD levantaram suspeitas de ilegalidade.

Após Ultraman, seguiu-se uma franquia de séries que dura até hoje (com algumas pausas). Pela televisão, o Brasil acompanhou Ultra SevenO Regresso de Ultraman Ultraman Tiga. Via streaming, a Netflix chegou a exibir Ultraseven X, enquanto a Crunchyroll exibiu Ultraman MaxUltraman LeoUltraman 80 e Ultraman Mebius, e ainda exibe Ultraman XUltraman Orb Ultraman Geed. Além das séries, vários filmes foram lançados no mercado de home-video e serviços on-demand.