Este ano marca o aniversário de 20 anos do lançamento do álbum Aaliyah, da cantora Aaliyah, morta também há 20 anos, vítima de um acidente aéreo, junto com mais 8 pessoas a bordo de um Cessna 402. A gravadora Blackground está relançando o álbum e, para tal, encomendou um comercial, intitulado It’s Been a Long Time.

A produção do vídeo foi do estúdio japonês 4ºC, de séries como Children of the Sea e Spriggan. A direção é de Takahiro Tanaka (UTOPA). No comercial, ouvimos um trecho da música “Try Again”, confira:

Aaliyah foi um fenômeno do pop, R&B (rhythm and blues) e hip hop dos anos 1990, ganhado as alcunhas Rainha do Pop Urbano e Princesa do R&B. Ela apareceu na TV em um programa de talentos em 1989, aos 10 anos. Aos 12, fechou com as gravadoras Jive e Blackground – essa última é de seu tio, Barry Hankerson.

Seu primeiro álbum, Age Ain’t Nothing But a Number (1994), vendeu 3 milhões de cópias e ganhou um certificado de platina. Ela produziu posteriormente os álbuns One in a Million (1996), e Aaliyah (2001). A cantora ainda participou de dois filmes, Romeu Tem Que Morrer (2000) e A Rainha dos Condenados (2002) – as gravações do segundo foram terminadas antes de sua morte, aos 22 anos.

Há um álbum póstumo, Unstoppable, a caminho neste ano. Foi confirmada a presença de Drake, Snoop Dogg, Ne-Yo, Chris Brown e Future nele, além de gravações nunca divulgadas da própria cantora.

O vídeo faz referência a um antigo comercial de Aaliyah nos anos 2000:

Agradecemos ao Jonathan Rosa pela dica nos comentários.


Fonte: Catsuka