Hoje é um dia triste para os fãs de jogos de celular voltados para o público feminino.

O site oficial pela versão em inglês de A3! Actor Training Game (ou A3! Act! Addict! Actors!) publicou hoje um comunicado no qual anunciam que não será mais possível continuar com o jogo, que será encerrado em breve.

Segundo o texto, o game ainda estará disponível para download gratuitamente e os jogadores ainda terão acesso as suas contas e cartas, mas a partir da metade de novembro não será adicionado mais nenhum conteúdo novo no servidor americano e mais informações serão dadas futuramente sobre o fim das operações.

O motivo mais provável para o fechamento seria financeiro. A principal forma de monetização de A3! é o sistema de gacha de cartas dos personagens. Um perfil no twitter controlado por um grupo de fãs do jogo manteve um gráfico com a estimativa de jogadores desde o lançamento da versão em inglês e mostra a drástica queda ao longo de 2020 e 2021.

Um usuário chegou a chutar que o lançamento de Genshin Impact e Tears of Themis, ambos da desenvolvedora chinesa Mihoyo, tenham sido as concorrências mais fortes e responsáveis por “roubar” a fanbase, além das consequências econômicas da pandemia de COVID-19.

Imagem: Gráfico mostrando queda nos gastos dos usuários em 'A3'.

Estimativa de jogadores de acordo com cada evento | Imagem: @A3ENPredicts

Para as fãs do gênero, o fracasso financeiro de A3! é ainda mais triste devido a boa tradução e localização em inglês, algo raro para um otome game e outros jogos feito para o público feminino, e isso com certeza influenciará lançamentos futuros. Isso se houverem lançamentos nos próximos anos, visto que agora os únicos jogos disponíveis em inglês para esse público que pertençam a uma franquia grande são Touken Ranbu e Uta no☆Prince-sama: Shining Live – Jogo de Ritmo.


Fonte: Anúncio oficial da Liber


A3! foi lançado oficialmente para iOS e Android em outubro de 2019. O título, como dito, é uma visual novel onde você deve ajudar vários jovens e inexperientes atores masculinos a brilharem no palco, numa história que promete comédia, drama e ação. Interpretando uma ex-atriz (que agora é diretora de um grupo de teatro que não está muito bem…), você deve trazer de volta os dias de glória da Mankai Company, com mais um problema: você só tem 1 ano e 4 apresentações pra conseguir isso!

Desenvolvido pela Liber Entertainment, A3! foi originalmente lançado em janeiro de 2017, no Japão, e logo tornou-se um dos jogos mais famosos do gênero. Em apenas um mês, atingiu 2 milhões de downloads, e desde então já passou de 6,5 milhões. Seu sucesso inspirou a produção de uma adaptação para animê (pelos estúdios P.A.WORKS e 3Hz), dividida em duas partes que estrearam em 2020 e estão disponíveis no Brasil através da Funimation.