A Biblioteca de Fukuoka está organizando um evento gratuito com o professor doutor Hideo Hattori, professor emérito da Universidade de Kyushu, abordando temas históricos a partir de uma gravações de gameplay de Ghost of Tsushima, trazendo pontos de seu livro Moukou Shuurai to Kamikaze (“A Invasão Mongol e os Ventos Divinos”).

A mediação do evento será feita por Akihiro Takakura, um bibliotecário de jogos, qualificado pela Assiociação Nacional de Bibliotecários do Japão. O evento ocorre no dia 31 de outubro.

A cidade de Fukuoka possui vários locais ligados à tentativa dos mongóis de invadir o Japão no século XIII. Pelos registros, eles tentaram invadir o país duas vezes, em 1274 e em 1281, mas a palestra deve focar na primeira, que é a ambientação do jogo.

Além de não serem conhecidas pela maestria em combates navais, as tropas mongóis se deparam tufões e fortes tempestades que as fizeram recuar. Os japoneses passaram a descrever esses eventos como kamikaze – literalmente, “vento divino” –, por terem “salvado” o país.

Como é bem sabido, durante a Guerra do Pacífico (1941-1945), o termo “kamikaze” ganha uma outra conotação, mais conhecida mundialmente.

Um material está disponível em PDF no site de Biblioteca, contendo o email no qual os interessados devem se inscrever e as informações necessárias. As inscrições estão abertas até dia 17 de outubro, mas só há 20 vagas disponíveis.

No dia da palestra, é preciso levar documento de identificação, usar máscara e quem estiver com febre não poderá entrar. Posteriormente, a aula será disponibilizada no YouTube.

Ghost of Tsushima foi lançado em 2020 para PlayStation 4, possuindo agora uma versão para PlayStation 5. O desenvolvimento é da empresa americana Sucker Punch Productions, com publicação pela Sony.

A trama gira em torno de Jin Sakai, o último samurai na ilha de Tsushima durante a primeira invasão mongol. Tsushima é uma ilha entre Kyushu e a península coreana, marcando a divisão do Estreito da Coreia em “oeste” e “leste” (a parte leste também é chamada de “estreito de Tsushima”). Tsushima faz parte da região administrativa de Nagasaki.


Fonte: Fukuoka Toshokan via 4Gamer