Mais uma estreia de peso no canal oficial da Tsuburaya no YouTube. A partir de hoje (quinta-feira, 7) começa a exibição de Ultraman Mebius, a série que celebrou os 40 anos de Ultraman no Japão. O primeiro episódio já está disponível com legendas em inglês – tradução automática para português nas configurações da plataforma.

Assista aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=1otdc4nwYgU

Episódio 1 – A Fateful Encounter (運命の出逢い Unmei no Deai)

Exibido no Japão em: 8 de abril de 2006 (CBC, TBS e MBS)
Dirigido por: Tomoki Sano
Escrito por: Masanao Akahoshi

G.I.G!

Discípulo de Zoffy e Ultraman Taro, Mebius veio para a Terra e se disfarça de humano, assumindo o nome Mirai Hibino. Logo ele se torna membro da equipe anti-monstros GUYS (Guards for UtilitY Situation) e enfrenta um novo ataque de kaijus, após 25 anos de paz. Curiosamente, o código de confirmação da GUYS é a sigla G.I.G, que significa “Guys Is Green“. No meio da série surge o misterioso Ultraman Hikari.

Shunji Igarashi como Mirai Hibino | Foto: Divulgação/Tsuburaya

Exibido entre 8 de abril de 2006 e 31 de março de 2007 pelas emissoras CBC, TBS e MBS, Ultraman Mebius totalizou 50 episódios exibidos aos sábados, das 17h30 às 18h. A série estrelada pelo ex-ator Shunji Igarashi faz parte da cronologia original, onde as séries Ultra da era Showa estão situadas. Vários heróis desta fase apareceram em episódios de tributos, com participações especiais dos atores originais. No elenco secundário, vimos a participação do ator Katsuhiko Watabiki como o Chefe de Manutenção Araiso. Watabiki morreu no final de 2020, vítima de um câncer no pâncreas.

No Brasil, o herói-título foi dublado por Rodrigo Andreatto – a voz de Joey Wheeler em Yu-Gi-Oh!, Yukito em Cardcaptor Sakura, entre outros animês – para os filmes Ultraman Mebius & Ultraman Brothers – Yapool Ataca! (2006), Superior Ultraman 8 Brothers – A Grande Batalha Decisiva (2008) e Mega Batalha na Galáxia Ultra (2009). O primeiro, inclusive, ainda está disponível no canal da Tsuburaya. Entre 2014 e 2018, a Crunchyroll disponibilizou todos os episódios com legendas em português.

Os episódios de Ultraman Mebius serão lançados todas as quintas-feiras, a partir das 9h da manhã (horário do Brasília).


Fonte: Tsuburaya


Ultra Channel

Foto: Divulgação/Tsuburaya

Confira a programação do canal da Tsuburaya (pelo horário de Brasília):

Segundas

Terças

Quartas

  • 6h – Ultra Channel Selection (seleção de episódios das séries Ultra; Ultraman 55th Anniversary)*

Quintas

  • 6h – Ultraman Cosmos (2001~02)*
  • 9h – Ultraman Mebius (2006~07)

Sextas

Domingos

*Episódios disponíveis por duas semanas.

Ultraman

Foto: Divulgação/Tsuburaya

Ultraman foi criado em 1966 pela equipe de Eiji Tsuburaya, um dos nomes mais importantes do cinema de efeitos especiais no Japão. A série rendeu 39 episódios e seu sucesso ajudou não só a ditar o estilo dos programas de heróis orientais, mas a também criar uma das franquias mais longevas e rentáveis do gênero.

Na história da série original, Ultraman é um ser vindo da Nebulosa M78, que acaba chegando à Terra enquanto estava à caça de um monstro. Durante sua missão, ele acaba sem querer tirando a vida de Hayata, um membro da Patrulha Científica (ou SIA), que combate ameaças alienígenas. Pra remediar a situação, Ultraman revive Hayata como seu hospedeiro, passando a defender nosso planeta enfrentando monstros que causam destruição.

Ultraman foi exibido no Brasil entre o fim dos anos 1960 e meados dos anos 1980 pela TV BandeirantesTV Tupi, TV Record e TVS/SBT, retornando com uma nova dublagem nos anos 1990 pela Rede Manchete, reprisada na CNT e Cine House. Essa versão redublada, distribuída pela Sato Company, chegou a ser lançada também em uma coleção de fitas VHS. Outras exibições posteriores e lançamentos em DVD levantaram suspeitas de ilegalidade.

Após Ultraman, seguiu-se uma franquia de séries que dura até hoje (com algumas pausas). Pela televisão, o Brasil acompanhou Ultra SevenO Regresso de Ultraman Ultraman Tiga. Via streaming, a Netflix chegou a exibir Ultraseven X, enquanto a Crunchyroll exibiu Ultraman MaxUltraman LeoUltraman 80Ultraman GaiaUltraman NexusUltraman MebiusUltraman XUltraman Orb Ultraman Geed. Além das séries, vários filmes foram lançados no mercado de home-video e serviços on-demand.