O filme Pokémon, o Filme: Segredos da Selva (Pokémon: Koko, no original) estreou hoje na Netflix como prometido. A obra entrou com dublagem e selo de “original Netflix”.

Imagem: Tela de 'Pokémon: Segredos da Selva' na Netflix.

A versão brasileira conta com direção de Danielle Ribeiro e tradução por Renan Vidal. O dublador Matheus Perissé interpreta do protagonista Ash Ketchum, Cadu Paschoal faz Zaza/Koko, Evie Sadie como Jessie, José Leonardo como James e  Gustavo Berriel é o Mewoth. É o mesmo elenco de Jornadas. Os créditos não trazem o estúdio, mas possivelmente é o Double Sound.

Segredos da Selva tem uma clara inspiração nas histórias de Tarzan e Mogli, mostrando Zaza (Koko, no Japão), um jovem que se considera um Pokémon. Zaza viveu desde sempre na Floresta Okoya, um “paraíso proibido”, sendo criado pelo Pokémon mítico Zarude. Um encontro do rapaz com Ash trará o primeiro choque com a humanidade. E claro que um inimigo ameaçará a floresta, fazendo com que os novos amigos, Pokémon e humanos, se unam.

O longa marcou o “retorno” dos filmes 2D de Pokémon, já que os últimos longas da franquia foram Detetive Pikachu (2019), misturando atores reais com animação CG, e o remake totalmente CG do filme do Mewtwo,  Mewtwo Contra-Ataca: Evolução (2019). O filme mais recente em animação 2D é O Poder de Todos (2018).

A estreia no Japão ocorreu em 25 de dezembro. No filme, Ash conta brevemente sobre seu pai.

[jw]https://www.justwatch.com/br/filme/pokemon-o-filme-os-segredos-da-selva[/jw]


Nota: O JBox possui parcerias comerciais com a Amazon e o JustWatch, podendo ganhar um valor em cima das compras realizadas a partir dos links do site. Contudo, o JBox não tem responsabilidade sobre possíveis erros presentes em recursos integrados ao site mas produzidos por terceiros.


Os primeiros jogos de Pokémon foram Red e Green (no Japão), lançados em 1996 para Game Boy. O lançamento internacional, no entanto, foi das versões Red e Blue, em 1998, levemente modificadas (posteriormente seria lançada a versão Yellow).

A franquia faz, desde então, enorme sucesso mundial, tendo também animês, mangás, diversos tipos de produtos licenciados além, de claro, vários outros games. Cada vez que um jogo com novos Pokémons é lançado, considera-se ser uma “nova geração”. Atualmente, estamos na oitava geração da série.

Em toda estreia de jogo da série principal, uma animação para TV é produzida se passando no novo continente. Mas, com as facilidades das redes sociais, a Pokémon Company vem diversificando o conteúdo por outros meios, oferecendo uma série de opções pelo YouTube.

A série animada principal conta a história de Ash Ketchum (Satoshi, no original em japonês), um aspirante a treinador de Pokémon. Ao lado de Pikachu, seu primeiro Pokémon, Ash inicia a jornada para se tornar um mestre, desbravando regiões, conhecendo novos amigos e enfrentando os planos malignos da Equipe Rocket – uma corporação que sequestra Pokémon poderosos, mas que frequentemente é representada por um trio de vilões atrapalhados.

Na virada de 1999 para o ano 2000 foi febre ao ser exibido no Brasil pela TV Record e Cartoon Network, rendendo álbuns de figurinhas, roupas, CDs, tazos, brinquedos diversos, revistas oficiais e uma infinidade de produtos relacionados. Posteriormente, também teve temporadas exibidas na Rede Globo e RedeTV!, além de ter algumas fases disponíveis na Netflix e Prime Video.

[jw]https://www.justwatch.com/br/serie/pokemon-journeys-the-series[/jw]