Imagem: Toshihiro Ijima em foto em preto e branco.

Morre Toshihiro Ijima, diretor das séries Ultra, aos 89 anos

Além de também ter sido roteirista, Ijima foi o criador do Alien Baltan, o famoso vilão do segundo episódio de ‘Ultraman’.

Morreu neste domingo (17) o diretor de cinema e roteirista Toshihiro Ijima, aos 89 anos, vítima de pneumonia. Ijima escreveu e dirigiu episódios das séries tokusatsu Ultra Q (1966), Ultraman (1966~67), Ultra Seven (1967~68), O Regresso de Ultraman (1971~72), Ultra Q Club (2003~04),  Ultraman Max (2005~06), além dos filmes Daigoro vs. Goliath (1972) e Ultraman Cosmos: The Firts Contact (2001).

Criação de Ijima, Baltan conheceu pessoalmente a cantora Sylvie Vartan (sua quase xará) num show realizado em fevereiro de 2013 | Foto: Divulgação/Tsuburaya

Nascido em 3 de setembro de 1932, Ijima iniciou a carreira em 1957 na Radio Tokyo (atual TBS). Ele, que assinava com o pseudônimo Kitao Senzoku, foi o responsável pela criação do nome do Alien Baltan, vilão do episódio 2 de Ultraman. Inclusive, Ijima criou o nome de Baltan inspirado tanto na região dos Balcãs quanto no nome da cantora francesa Sylvie Vartan, que ficou famosa no Japão ao participar de um comercial da empresa Renown.

Em sua concepção, Ijima via Baltan como um “mau exemplo“, um alerta para a humanidade, para que ela não siga o caminho da guerra e da destruição do mundo. Por isso mesmo, ele não reconhecia episódios da franquia em que Baltan era referido apenas como um mero vilão.

Deixamos aqui nossos sentimentos.

Agradecimentos ao Usys 222, autor do blog Casa do Boneco Mecânico.


Fonte: Sports Hochi

Publicidade
close