Os passos para a conquista da Turma da Mônica em solo japonês chegam a uma importante etapa no próximo dia 25 de outubro. É nesta data que acontecerá a estreia do Mauricio TV, um programa de meia hora totalmente dedicado aos personagens de Mauricio de Sousa.

Mauricio TV contará com uma apresentadora, a Minori Flanagan (ou MINORIN), acompanhada por quatro crianças (Ivan Konishi, Shinobu Shiozaki, Sara Sugahara e Nanami Kamitaka) e o quarteto de personagens que nós já conhecemos: Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali.

Confira o teaser no vídeo abaixo:

De 9h30 às 10h (horário do Japão), o programa trará animações da turminha intercaladas com a interação do grupo, com brincadeiras educativas que prometem trazer às crianças japonesas um pouco da cultura de vários cantos do mundo (incluindo o Brasil, claro).

A transmissão será pelo Kids Station, que já exibe alguns desenhos da Turma da Mônica, devidamente dublados em japonês, tendo um termômetro positivo da audiência. Uma temporada completa já está confirmada, terminando em março de 2022 – mas já há expectativas boas para uma continuidade.

Um detalhe curioso: Mônica, Cascão e Magali ganharam sapatos para a adaptação japonesa. O motivo seria de que no país essa característica (dos personagens sem sapatos no gibi por conta da falta de tempo do Mauricio em desenhar detalhes para as tiras de jornal nos primórdios) não ser tão enraizada como aqui.

 

Conexão Brasil-Japão

Embora o Japão já conhecesse o Horácio desde os anos 1980 (o personagem saiu no jornal Morango, da Hello Kitty), o investimento pesado da marca no Japão começou em 2019 com a abertura da Mauricio de Sousa Productions – Japan. A empresa passou então a vender diversos produtos, de alimentos a utensílios, estampados com Mônica e companhia.

Também partiu do braço japonês de Mauricio a distribuição de cartilhas educativas em escolas japonesas, onde os personagens ensinam filhos de brasileiros a se integrarem ao ambiente de ensino local. Há, inclusive, uma ideia do governo japonês em repetir o projeto com mais famílias de imigrantes que não sejam necessariamente brasileiras.

Do lado de cá, a conexão se deu ainda nos anos 1980 com a proximidade de Mauricio com Osamu Tezuka (conhecido como o “Deus do Mangá”), desenvolvendo uma amizade que culminaria anos depois com um crossover de personagens dos dois autores em Turma da Mônica Jovem.

Recentemente, a popular comediante japonesa Naomi Watanabe contracenou com as crianças do Bairro do Limoeiro para a série Mônica Toy.

No Brasil, a JBC já publicou um livro especial estrelado pela turminha chamado Turma da Mônica: Lendas Japonesas e deve trazer em breve uma edição especial de A Noite da Princesa, uma versão oficial de A Princesa e o Cavaleiro (obra de Tezuka) feita por Mauricio de Sousa.


Fonte: Release de imprensa