O renomado compositor Ryuichi Sakamoto lança este mês um novo arranjo para a música “Tong Poo”, sob encomenda do estilista Junya Watanabe. A união desses nomes nasce do tema “nostalgia da Ásia”, presente na nova coleção Primavera/Verão 2022 produzida pelo designer.

“Tong Poo” foi composta originalmente em 1978, junto com a Yellow Magic Orchestra – grupo do qual Sakamoto faz parte e que é tido como pioneiro na música eletrônica japonesa. A nova versão levará o nome de “Tong Poo for JUNYA WATANABE”.

Capa de "Tong Poo for Junya", com uma ilustração de caveira ao centro

Capa de ‘Tong Poo for Junya Watanabe’ | Divulgação/avex

O single chega digitalmente, para download e streaming, no próximo dia 24 de novembro, trazendo duas versões da música. Também haverá um vinil compacto, com cópias limitadíssimas à venda pelo commmosnsmart.

Enquanto a nova não chega, você pode conferir a versão antiga no link a seguir:

Nascido em Fukushima em 1961, Junya Watanabe é um importante nome de vanguarda do Japão nas passarelas francesas. Formou-se na renomada Bunka Fashion College, assumindo um estágio na Comme des Garçons nos anos 1980 até criar a sua marca em 1993. Seu nome também é envolvido em mistério, já que ele raramente é visto ou dá entrevistas, deixando a sua expressão exclusivamente para as suas roupas.

Já Ryuichi Sakamoto coleciona prêmios em sua carreira como compositor e arranjador, chegando a receber a Ordem das Artes e das Letras do Ministério da Cultura da França em 2009 e o Oscar de Melhor Trilha Sonora em 1988 pelo filme O Último Imperador, onde divide o feito com David Byrne e Cong Su. Em animações japonesas, podemos ver o seu trabalho em Appleseed e The Wings of Honneamise, além do tema recente de Japão Submerso – 2020.


Fonte: Release de imprensa