A bagunçada cronologia de Tenchi Muyo! se torna um pouco mais acessível nos meios oficiais a partir de hoje (3), com a adição de três títulos pela Funimation: a série de OVAs original (Tenchi Muyo! Ryo-Ohki), o spin-off para TV Tenchi in Tokyo e os três longas-metragens, ambos com idioma original e legendas em português.

Clique para acessar a página da Funimation

Presente na plataforma com o título de Tenchi Muyo! OVA Series, esta se trata da primeira produção da franquia, datada de 1992 a 1995, mas não tão conhecida aqui no Brasil. As duas primeiras temporadas estão reunidas como uma só, com 13 episódios. Esses capítulos chegaram a ser exibidos dublados por aqui a partir de julho de 2001, na Band, como uma saideira do bloco Band Kids na época — e talvez por isso os programadores tenham “largado mão”, já que o conteúdo era bastante impróprio para o horário e… para um programa dito infantil. Houve ainda uma única reprise pela Rede 21, canal do mesmo grupo.

J-Pédia: Acesse aqui o guia de episódios da temporada 1 e aqui o guia da temporada 2

Essa série teve uma 3ª temporada em 2003, ainda inédita no Brasil, uma 4ª em 2016 e uma 5ª temporada em 2020 – estas duas disponíveis oficialmente pela Crunchyroll, todas legendadas.

 

Clique para acessar a página da Funimation.

Tenchi Muyo! Tenchi in Tokyo (Shin Tenchi Muyo, de 1997) é mais familiar aos brasileiros. Essa é uma série de TV de um universo alternativo e sem ligação com os OVAs, bastante reprisada no Band Kids do começo do milênio e que ainda retornou anos depois. Ela foi exibida por aqui como sendo uma continuação de outra série de TV alternativa, Tenchi Universe, mas deve ser encarada de forma individual mesmo.

 

Clique na imagem para acessar a página da Funimation.

Os três filmes da franquia foram adicionados em uma única aba chamada de Tenchi Muyo! Movies. O primeiro, Tenchi Muyo in Love (1996) e o terceiro, Tenchi Muyo in Love 2 (1999), são como uma expansão da série de TV Tenchi Universe (1995). Já o segundo, The Daughter of Darkness (1997), pode ser visto isoladamente, sendo a adaptação de uma novel de Nahoko Hasegawa (roteirista da 1ª temporada dos OVAs).

Todos esses longas eram inéditos no Brasil até então.

 

Para mais detalhes da salada envolvendo a franquia Tenchi Muyo!, você pode conferir o nosso TriviaBox especial feito em parceria com a Crunchyroll:

 

E a dublagem?

Se você acompanhou Tenchi Muyo! nas primeiras exibições no Brasil, pode estar se perguntando onde está a clássica dublagem da Herbert Richers. Infelizmente, as chances são baixas de uma futura adição desse áudio pela Funimation em um futuro próximo.

As séries da franquia chegaram ao Brasil em 2000 por intermédio da Cloverway, empresa que já não existe mais, tornando ainda mais complicada essa recuperação do áudio original – que até pode ainda estar nos arquivos da Band, mas exigiria um empenho grande não só pela sua recuperação, mas também para se acertar os direitos conexos de todos os profissionais envolvidos (já que o contrato original não previa o streaming).

Empenho semelhante aconteceu recentemente com Cardcaptor Sakura (que também era da Cloverway), então impossível, não é. Apenas, infelizmente, muito improvável.


Atualização 10h41: Esta publicação foi atualizada com a citação aos filmes.


Fonte: Funimation


Criada por Masaki KajishimaTenchi Muyo! Ryo-Ohki começou em 1992, com 7 episódios lançados direto no mercado de vídeo japonês até 1993. Em 1994, começou a segunda temporada, finalizada em 1995.

Com o sucesso desses OVAs, em 1995 foi feita uma série de TV recontando a história da 1ª temporada de maneira um pouco mais “leve” – esse animê ficou conhecido como Tenchi Universe. Depois, em 1997, outra série de TV surgiu, sem ligação com as demais, sendo conhecida como Tenchi in Tokyo (pois mostra Tenchi se mudando para ir estudar em Tóquio).

A partir do fim do ano 2000, a Band exibiu no Brasil, dentro de seu bloco infantil Band Kids, as séries Tenchi Universe e Tenchi in Tokyo, dando uma falsa impressão de que uma seria continuação da outra. Posteriormente, em 2001, a mesma emissora fez uma única exibição das duas primeiras temporadas da série original de OVAs, acompanhado de um especial da personagem Mihoshi de 1994, no que ficou conhecido pelos fãs da época como “Tenchi no Espaço”.

Em 2002, uma 3ª série de TV independente, chamada de Tenchi Muyo! GXP foi ao ar no Japão e nunca foi exibida no Brasil. Foi um pequeno impulso para que Tenchi Muyo! Ryo-Ohki (a série original) ganhasse a sua terceira temporada em 2003, com o último lançamento em setembro de 2005. 11 anos depois, em 2014 a franquia foi resgatada com Ai Tenchi Muyo!, uma série de 50 episódios com média de 4 minutos de duração casa. Os curtas foram patrocinados pela cidade de Takahashi como forma de promover o turismo da região.

Somente em 2016 a série de OVAs foi resgatada, com mais 4 episódios em sua 4ª temporada. Por fim, chegamos a 2020 com a 5ª temporada, que traz direção de Keitaro Motonaga, o mesmo de Digimon tri.