A Anime Limited está exibindo nos cinemas do Reino Unido dois filmes de Neon Genesis Evangelion, Evangelion Death (True)² (1998) e The End of Evangelion (1997).

Mas a exibição teve alguns problemas, que trouxeram bastante dor de cabeça para a distribuidora britânica. Ontem, uma nota foi postada, confira nossa tradução:

“Como alguns já sabem, tivemos um problema ontem com as exibições de EVANGELION DEATH (TRUE)² e THE END OF EVANGELION, com a dublagem em inglês errada sendo exibida.

Todo o nosso material promocional divulgou a exibição das dublagens clássicas, mas foram as dublagens recentes que acabaram rodando.

Ao investigarmos, parece que um erro foi feito na criação dos PCD (Pacotes para Cinema Digital) distribuídos para os cinemas, com as dublagens incorretas sendo usadas na criação dos arquivos.

Foi um simples erro humano, do qual, claro, pedimos sinceras desculpas, insuficientes perto da frustração de muitos. Revisaremos nossos processos internos daqui em diante para prevenir esse tipo de erro no futuro.

Hoje (sexta-feira), criamos arquivos PCD atualizados e estamos trabalhando em corrigir a versão para futuras exibições.

Também queremos esclarecer, para quem tenha comprado nossos lançamentos de NEON GENESIS EVANGELION para home-vídeo, que esse é um erro exclusivo da exibição de quinta-feira – os Blu-ray foram testados exaustivamente e contém as opções corretas de áudio e legendas.

Esperamos ter esclarecido as circunstâncias que culminaram na experiência e pedimos sinceras desculpas pela decepção que causamos.”

Respondendo aos fãs nas redes, a empresa também recomenda que espectadores insatisfeitos falem primeiramente com os cinemas. Caso os cinemas não possam resolver, aí devem entrar em contato com a distribuidora por um formulário no site e eles “verão o que podem fazer”.

Os filmes devem ser exibidos novamente nos dias 14 e 18 de novembro, e a distribuidora alega ter enviado arquivos atualizados aos cinemas envolvidos.

The End of Evangelion traz um novo final para o animê. A primeira dublagem americana saiu em 2002 pela Manga Entertainment, utilizando praticamente o mesmo elenco da ADV Films, licenciante da série que optou por não licenciar esses materiais. A dublagem foi produzida pelo estúdio Gaijin Productions.

Death (True)² é uma versão compilada da série original, contendo sequências inéditas e teve a primeira dublagem nos EUA também em 2002, pelo Gaijin Productions sob encomenda da Manga Entertainment.

A dublagem americana mais recente de ambos filmes (e da série original) é do estúdio VSI, com estreia pela Netflix dos EUA em 2019. A GKIDS adquiriu os direitos de home-vídeo e cinema das dublagens novas em 2020.

No Brasil, a Netflix também lançou uma nova dublagem para a série em 2019, sendo, no caso, a terceira versão dublada por aqui. A primeira foi da MasterSound, exibida pela Locomotion; depois veio a versão da Álamo, exibida no Animax. Por fim, a Netflix encomendou a dublagem da série e desses dois filmes no estúdio Vox Mundi.

Para The End of Evangelion e Death (True)² a entrada no streaming marcou a primeira versão em português de cada um.

Os filmes de Rebuild of Evangelion chegaram dublados este ano, desta vez pelo Amazon Prime Video.

[jw]https://www.justwatch.com/br/serie/neon-genesis-evangelion[/jw]


Fonte: ANN


O JBox possui parceria comercial com o JustWatch, podendo ganhar um valor em cima das compras realizadas a partir dos links do site. Contudo, o JBox não tem responsabilidade sobre possíveis erros presentes em recursos integrados ao site mas produzidos por terceiros.


Com 26 episódios produzidos pelo estúdio GAINAX, a série Neon Genesis Evangelion (Shin Seiki Evangelion) foi ao ar no Japão entre 1995 e 1996, adquirindo uma fama gigantesca por ter um “tom” bem diferente dos animês exibidos até então, sendo um marco naquela década e influenciando diversas obras.

Em 1997, foi lançado no Japão o filme Death & Rebirthque recapitula os 24 primeiros episódios em sua 1ª parte, seguindo com uma sequência de animação inédita em sua segunda parte. Essa segunda parte virou a primeira parte de outro filme, The End of Evangelion, também lançado no Japão em 1997, sendo um final alternativo à série de TV (saiba mais aqui).

Dirigida por Hideaki Anno, a trama pós-apocalíptica de Evangelion foca no personagem Shinji Ikari, um adolescente recrutado por seu próprio pai para ser o piloto de um EVA – um bio-robô gigante. Os EVAs, controlados pela organização NERV, são sempre movidos por adolescentes, como forma de combater ameaças alienígenas conhecidas como Angels, a fim de impedir outra catástrofe como a ocorrida na Terra há 15 anos, evento conhecido como o Segundo Impacto.

O animê estreou no Brasil em 1999 pelo extinto canal Locomotion, sendo reprisado anos mais tarde pelo também extinto Animax, com uma redublagem pela Álamo mantendo boa parte do elenco original. Atualmente, com uma 3ª dublagem (saiba mais aqui), está disponível pela Netflix.

Um mangá, produzido originalmente em paralelo com a animação, teve publicação iniciada pela Conrad e finalizada pela Editora JBC (com direito a lançamento simultâneo do último volume juntamente com o Japão).

[jw]https://www.justwatch.com/br/serie/neon-genesis-evangelion[/jw]