Há um pouco mais de 20 anos, a Microsoft estava entrando no mercado de consoles de mesa com o Xbox, mas se preocupava com a falta de jogos ao lançamento do aparelho. Até que alguém teve uma ideia brilhante: comprar a Nintendo.

Segundo executivos da Microsoft na época, a proposta fez o pessoal da Nintendo “chorar de rir”. Kevin Bachus comenta “Imagine alguém rindo de você por uma hora. Foi esse tipo de reunião.”

Enfim, foi divulgada (em parte) uma carta do vice-presidente Rick Thompson para a Nintendo of America, datada de 1999. Apesar do texto dificultando, é possível ler trechos como “entendo as preocupações do senhor Takeda com a parceria”, e “ajudar a fazer do Dolphin [lançado como GameCube] o melhor videogame”.

No início, é possível ver com quem os executivos da Microsoft se encontrariam: Hiroshi Yamauchi, então presidente da empresa, e o designer Genyo Takeda. Não sabemos se essa foi a reunião mencionada por Bachus, na qual os funcionários da Nintendo riram.

Confira:

Imagem: Carta em inglês da Microsoft tentando adquirir a Nintendo.

Reprodução.

Transcrição das partes legíveis:

“Querida Jacqualee,

Agradeço seu esforço em tentar arranjar uma reunião com o senhores Takeda e Yamauchi para discutir uma possível parceria estratégica entre a Nintendo e Microsoft em consoles futuros. Eu entendo as preocupações do senhor Takeda sobre uma possível parceria e tentarei [seguir?] as diretrizes que ele pediu.

[Parte ilegível] formar uma aliança estratégica para trabalharmos juntos em futuras [plataformas?] de videogame – [parte ilegível] – necessidade de continuar nosso projeto Xbox. Nós – [parte ilegível] – ajudar a Nintendo a fazer do Dolphin o melhor console – [parte ilegível] – mais que cinco ano, mas nós – [parte ilegível] – plataformas focadas em videogame – [parte ilegível].

3. Todas as discussões serão tratadas – [parte ilegível] – relacionamento que a Nintendo tem com seus parceiros – [parte ilegível] – discussão confidencial.

Estou ansioso para encontrar os senhores Takeda e Yamauchi pessoalmente – [parte ilegível] – [discutir?] esta proposta incrível em mais detalhes.”


Fonte: Kotaku