Há cerca de 10, 15 anos, era inevitável um fã de tokusatsu se sentir um tanto “deslocado”, pois a vinda de produções do gênero ao Brasil era praticamente nula. Mesmo assim tínhamos fóruns, Orkut e até eventos que já dedicavam espaços especiais aos heróis faiscantes e monstros de borracha.
Apesar de não ser fácil levar o tokusatsu para além do fandom, muita coisa mudou para melhor. Espaços do tipo foram resgatados (ou redescobertos), já que as produções sempre foram essenciais dentro da cultura pop japonesa. Hoje temos mais formadores de opinião graças a ascensão de sites, blogs e canais no YouTube. O nosso “trabalho de formiguinha” não pode parar.
Tamanha importância despertou o interesse das editoras nacionais a apostarem em mangás ligados ao tokusatsu. A Editora JBC, que desde 2015 publica o mangá ULTRAMAN, já anunciava o mangá de Kamen Rider Kuuga há alguns meses. O primeiro volume foi lançado nesta quinta (25). Já na próxima terça (30) será a vez da Pipoca & Nanquim lançar o primeiro volume do mangá de Spectreman.
E a NewPOP havia entrado nesse mesmo ritmo no meio deste ano com os três volumes do mangá original de Kamen Rider, pelo selo Xogum. Em breve, será a vez de Kamen Rider Black ser publicado pelo mesmo selo. Ah, não posso esquecer de AAscensão de Ultraman, pela Panini – que é uma série de quadrinhos no formato tradicional, mas que vale citar como uma grande importância.
Confira as capas das publicações no Brasil e suas respectivas sinopses oficiais:
Spectreman (Pipoca & Nanquim)
Sinopse oficial: Planeta: Terra. Cidade: Tóquio. Como em todas as metrópoles deste planeta, Tóquio se acha hoje em desvantagem em sua luta contra o maior inimigo do homem: a poluição. E apesar dos esforços das autoridades de todo o mundo, pode chegar um dia em que a terra, o ar e as águas venham a se tornar letais para toda e qualquer forma de vida. Quem poderá intervir? Spectreman!
Kamen Rider (NewPOP)
Sinopse oficial: Depois de um acidente durante uma corrida de motocicleta, Takeshi Hongo, um brilhante estudante de bioquímica, acorda durante o procedimento organizado por um grupo terrorista que deveria transformá-lo em um ciborgue dominador. Ele consegue escapar antes de sofrer uma lavagem cerebral e vai lutar contra a organização armado com seus novos poderes.
Kamen Rider Black (NewPOP)
Sinopse oficial: Kotaro Minami, o Kamen Rider Black, luta contra a sociedade do mal na maior cidade do mundo! A humanidade pode sobreviver a todas as ameaças.
Kamen Rider Kuuga (Editora JBC)
Sinopse oficial: Uma série de assassinatos bizarros acontecem em Tóquio. A crueldade do criminoso fez com que os membros da Divisão de Investigação do Departamento de Polícia Metropolitana se perdessem na raiva, mas não o jovem detetive de elite Kaoru Ichijo, que se manteve atento para acompanhar calmamente a investigação. Enquanto isso, em Korogatake, na província de Nagano, acontece um outro assassinato de um pesquisador. O que conecta os dois incidentes aparentemente não relacionados é a existência de uma certa “coisa viva” que não parece ser “humana”. Enquanto isso, o jovem Yusuke Godai se envolve na descoberta de um cinto misterioso encontrado durante uma escavação arqueológica e seu destino estará selado com o futuro da humanidade.
ULTRAMAN (Editora JBC)
Ultraman voltou. Após inúmeras batalhas para defender a Terra, o herói nunca mais foi visto e, com o tempo, se tornou uma lenda. Algumas décadas depois, Shin Hayata se casou, teve um filho e virou Ministro da Defesa do Japão. Mas ele e seu filho são um pouco diferentes das pessoas comuns e Hayata não tem memória do porquê. Quando estranhos acontecimentos voltam a ocorrer no Japão, um “velho novo” herói vai surgir e muitas perguntas feitas pelos fãs ao longo do tempo começarão a ser respondidas.
A Ascenção de Ultraman (Editora Panini)
Sinopse oficial: Entre a humanidade e os terríveis kaiju - inimagináveis monstros que espreitam as sombras do mundo - existem heróis! Mas quem são esses enigmáticos defensores, e como eles conseguem milagrosamente nos proteger? Shin Hayata e Kiki Fuji passaram a metade de suas vidas tentando descobrir isso, e agora essa sua obsessão os levará direto a um sombrio e antigo segredo... e a um misterioso guerreiro vindo de além das estrelas! Um clássico da cultura pop reimaginado para os tempos atuais, com a excelência da Marvel Comics!
O Regresso de Jaspion (Editora JBC)
Sinopse oficial: A história é retomada do ponto onde a série de TV acabou. Depois de derrotar Satan Goss e MacGaren em uma batalha mortal, Jaspion deixou o Planeta Terra para lutar contra as forças do mal por todo o universo. Mas surge uma nova ameaça! A concentração de energia negativa traz a terrível bruxa galáctica Kilmaza de volta à vida. Tomada pelo desejo de vingança contra o Campeão da Justiça, agora ela planeja ressuscitar não apenas MacGaren, mas Satan Goss e outros aliados. É hora de Jaspion voltar à Terra e lutar mais uma vez contra as forças do mal. Para isso, o herói contará com a ajuda de velhos amigos como Boomerman, Anri, Miya, John Tiger e o Gigante Guerreiro Daileon. Uma nova batalha mortal está prestes a começar! O destino da Terra e de toda a galáxia está mais uma vez nas mãos de Jaspion. Avante, guerreiro da justiça! Você precisa impedir que Satan Goss e seu exército de monstros desperte e comece uma nova Era das Trevas em toda a Via Láctea.
Prev
Next
São obras cujas origens começaram em 1971, quando Spectreman e Kamen Rider foram ao ar pela primeira vez na TV japonesa. Nomes como esses são reverenciados até hoje por fãs de tokusatsu, especialmente no Brasil, onde também já tivemos o lançamento do O Regresso de Jaspion, publicado em 2020 pela Editora JBC, com aprovação da própria Toei Company.
O momento que vivemos é ímpar e era tido por muitos de nós como um sonho distante. Se a peteca não cair, creio que poderemos ter mais alguns lançamentos do tipo. Materiais como esse se tornarão raridade daqui a 20, 30 anos. Para um fã mais inveterado (como eu), vale cada centavo, tanto por suas histórias (de diferentes épocas) quanto pelo valor que cada um desses títulos representa.
Em tempos onde séries e filmes estão mais acessíveis em plataformas, é importante valorizarmos esse espaço que surge para que o tokusatsu seja lembrado não só pelas aventuras no cinema e na TV, mas também por doses de adrenalina nas páginas de mangá. É um momento ímpar que pode, de alguma maneira, despertar o interesse de um público que consome quadrinhos, mas que não seja necessariamente fã de tokusatsu. Coleções do tipo serão peças preciosas para nós.
O texto presente nesta coluna é de responsabilidade de seu autor e não reflete necessariamente a opinião do site JBox.
Radialista. É autor do Blog Daileon e escreve semanalmente uma coluna sobre tokusatsu para o site JBox. Em Fortaleza, apresentou palestras em eventos como Sana e Anime Master entre 2013 e 2017. É fã de produções live action com efeitos especiais, principalmente das franquias Metal Hero, Ultraman e Kamen Rider. É admirador declarado pela cantora Yumi Matsuzawa.