A Netflix adicionou as páginas dos dois filmes de Stand by Me Doraemon, ambos com estreia marcada na plataforma no dia 24 de dezembro. O segundo filme está com um trailer dublado no aplicativo, fazendo crer que o primeiro também poderia chegar com áudio em português (mas só o segundo aparece como original da plataforma).

Imagem: Tela de 'Stand by Me Doraemon' na Netflix.

Clique na imagem para acessar a página. | Reprodução: Netflix.

 

Imagem: Tela de 'Stand by Me Doraemon 2' na Netflix.

Clique na imagem para acessar a página. | Reprodução: Netflix.

Stand by Me Doraemon estreou no Japão em 2014, com direção de Ryuchi Yagi e Takashi Yamazaki, sendo a maior bilheteria de um filme da série, com mais de 17 bilhões de ienes (838 milhões de reais) acumulados em bilheteria. Ele foi feito para comemorar os 80 anos que Hiroshi Fujimoto (um dos criadores) completaria se estivesse vivo. A sequência veio em 2020.

No primeiro filme, Nobita busca melhorar sua vida para que Doraemon possa voltar passa o futuro, no século XXII. Já no segundo, o personagem vai para uns anos no futuro mostrar sua noiva para sua avó, mas ele acaba querendo fugir do próprio casamento…

Em 2015, havia a ideia da distribuidora Sato Company em trazer o primeiro filme CG ao Brasil. A empresa chegou a trabalhar uma temporada da série de TV de Doraemon (que passou na Netflix e chegou ir para a Band já em fim de contrato), mas houve dificuldade de negociação e perda de timing.

Em entrevista concedida ao JBox em 2020, o presidente da empresa comentou que a produção ainda fazia parte de sua lista de desejos.


Criado em 1970 pela dupla Fujiko Fujio na forma de mangá, Doraemon gira em torno de um gatinho robô enviado do futuro para ajudar o garoto Nobita, que sofre os problemas de sua idade na escola, de bullying a notas baixas. Doraemon é capaz de retirar inúmeros tipos de objetos de dentro de um compartimento em sua barriga, o que usará para resolver os problemas de seu companheiro humano.

Com base nos quadrinhos, a primeira série animada surgiu no Japão em 1973. Ganhou um reboot em 1979, que teve alguns episódios exibidos no Brasil nos anos 1990 pela extinta Rede Manchete – e que durou até 2005 (com 1787 episódios!). No mesmo ano de 2005 estreou a série que está no ar até hoje na TV japonesa, passando a marca dos 500 episódios. Um pacote de capítulos produzidos em 2007 chegou por aqui em 2014 na Netflix, com distribuição da Sato Company (que já não trabalha mais com a série). Em janeiro de 2019, foi exibido pela Band como parte do Verão Animado.