O youtuber Mark Fitzpatrick, do canal TotallyNotMark, chamou recentemente a atenção ao fazer um vídeo (agora privado) alegando que 155 de seus vídeos tinham sido alvos de reivindicações de direitos autorais por parte da Toei Animation. Fitzpatrick obviamente está preocupado com o futuro financeiro de sua família e de sua equipe.
Mark alega seguir cuidadosamente as regras de “uso justo” no YouTube. Devido aos mecanismos da plataforma, ele não pode pedir revisão em todos os vídeos ao mesmo tempo, e, segundo seus cálculos, seriam décadas para recuperar tudo – caso conseguisse, porque uma empresa pode ignorar um pedido de revisão. E aparentemente é o que tem acontecido com a Toei.
O youtuber também menciona já ter sido abordado pela empresa para ações de marketing de séries, fato que ficou indigesto após ter perdido tantos vídeos da noite para o dia.
O assunto chamou tanta atenção que até PewDiePie, o maior youtuber (em números), comentou o caso. No entanto, Mark lançou um vídeo hoje (11) dizendo ter atingido seu limite, e assim evitará comentar o caso devido à ansiedade que tem sofrido.
O vídeo está em inglês, nele Mark também informa que doará dinheiro a instituições focadas em prevenção de suicídio no Japão:
https://www.youtube.com/watch?v=kSFIGHdtd_g
Mark tem 637 mil inscritos em seu canal e se focava bastante em Dragon Ball, mas faz vídeos sobre outras séries. Segundo ele, vídeos sobre a série e One Piece foram alvos de reivindicações por parte da Toei. Apesar das diretrizes do YouTube permitirem o uso justo (fair use), as leis japonesas não trazem esse precedente. No entanto, sendo um conteúdo postado na Irlanda, é um pouco confuso qual regra valeria.
Contudo, mesmo na lei japonesa há o direito de citar um trabalho que é público (no sentido de já ter sido lançado) “dentro dos limtes justificáveis”, incluindo os objetivos de reportagem, crítica e estudo. Isso está previsto no artigo 32 do capítulo II da lei, tratando de direitos do autor, mas a questão é mesmo um pouco complicada. As mudanças na lei ano passado ainda permitem o compartilhamento de screenshots e coisas do tipos.
Até o momento, nem a Toei e nem o Youtube se pronunciaram ou contataram o Mark sobre o assunto, ao menos segundo o próprio youtuber.
Agradecemos ao Arthur pelo comentário.
Acompanho ele faz muito tempo e é muito triste o que aconteceu com ele
Não vejo mais anime da toei (tirado one picie) os caras só Tam fazendo merda.e não duvido que eles mandaram totoytaro e Akira fazeram o final horrível que foi a saga moro
O remake de Dragon Quest está bem longe de ser uma merda, tem inclusive até crítica aqui no site aprovando.
Nem vejo esse anime.mais tá.
Eu vi esse caso no Twitter, então confirmou q foi a Toei mesmo? Pois esta tendo uma ronda maluca de caras q fazem e-mails falsos da Toei e Shueisha e reivindicam direitos e o YouTube nem procura verificar se são verdadeiros e só derrubam. Inclusive um canal de Dragon Ball q acompanho passou por isso de uma denuncia da Shueisha, sendo q o e-mail q reivindicavam direitos era um gmail.
E outra se for a Toei derrubando é doidera, os caras impulsionam as séries e eles dão um tiro no pé desse.
Toei não tem jurisdição quando o assunto é o mangá de Dragon Ball Super. Quem cuida do mangá é a Shonen Jump. A Toei cuida apenas do anime, e mesmo assim, a Toei não tem direito de interferir na obra original que é o mangá.
Bem, o buraco é tão mais embaixo que nessa altura do campeonato, ter sido ou não a Toei acaba sendo o de menos, pois no fim das contas ela acaba sendo complacente ao permitir esse tipo de caça as bruxas.
Longe de eu dizer que copyright não deveria existir, mas o sistema atual é uma aberração que visa apenas favorecer grandes empresas e enraba qualquer um que quer trabalhar com entretenimento.
Hoje em dia a pessoa não pode mais nem comentar, fazer fanarts, lives,… sobre determinado anime (praticamente um marketing de graça) que já toma um processo nas costas e ainda é taxado de infrator. Tá fod@ ser fã de anime hoje em dia. :-/
Deu pra notar, investiram tanto na animação de Dragon Quest que abandonaram a de Digimon Adventure 2020 após os 3 primeiros episódios. Não que eu esteja culpando o anime, mas é triste essa seletividade que a Toey Animation faz com as suas animações. :-/
A toei fez a mesma coisa com o meu canal onde eu postava trechinhos dos animes que eu gosto. Aí deram strike em todos os meus vídeos de Sailor Moon. Foi bem bosta, não eram episódios completos. Alguns vídeos tinham 17 s. Só não recorri pq o canal não era monetizado
Será que estão fazendo isso no Facebook também? …a uns meses atrás derrubaram uma fãpage de Fairy Tail em tal rede social, disseram na época que foi a própria Kodansha que denunciou, sendo que depois que caiu tentaram fazer uma nova página, mas aí a empresa derrubou de novo. Se foi uma denuncia de uma pessoa se passando pela mesma, nada me tira a ideia que tenha sido por inveja, já que a Fairy News era a maior página BR do anime dos magos no Facebook.
toei tem que acabar
O problema como sempre é o youtube, q ao invés de ter uma equipe pra avaliar essas denuncias simplesmente desse o strike na galera. Já n é de hj q reclamam dessas politicas sem pé nem cabeça q se aplicam a moda zaralho na plataforma.
Pior as 2 obras citadas (DBS e Digimon) são obras q redem muito dinheiro a Toei. O q torna tudo muito mais bizarro. Se o negocio da grana eles fazem nas cochas. Isso n faz sentido.
Só lembrando q em 2020, Dragon Ball foi a franquia q mais deu lucro pra Toei e Digimon tava no top 10 (acho q era o 8).
Pode ser. Quando começou esse lance de derruba contas q usavam imagem, descobriram q era um fake. De lá pra cá a única coisa q ficou a amostra é como o sistema de denúncias desses sites são falhos e imbecis.
Eu acompanho o Mark. Honestamente eu n entendo esses strikes, o cara só fazia reviews sobre o conteúdo, mas ele n compartilhava o conteúdo na integra, o q pra mim é apenas publicidade para a empresa. Eu nunca tinha visto dragon ball clássico e fui ver por causa do Mark. Quantas pessoas n podem ter feito o mesmo? É triste isso porque era um trabalho honesto e legal
Poxa eu acho sacangem. Essas pessoas basicamente estão a salvo pela grana que ganha do youtube., e uma empresa milionária querer acabar com isso e triste. Claro que pra essas reivindicações tudo tem limite.
Sempre vou achar bizarro essa tática, é publicidade gratuita para atingir novos públicos então deveria deixar o povo usar moderadamente conteúdo das séries, claro que a culpa disso não vem exclusivamente da Toei mas também do robô que automatiza essas notificações.
Digimon foi tercerizado pra outro estúdio, se ver bem os melhores episódios da série são justamente os que a Toei fez, os mais fracos pelo estúdio tercerizado…
Tu acha que a Toei aguenta produzir animes gigantes como One Piece, Dragon Quest, World Trigger, Precure, filme novo de DBS e Digimon ao mesmo tempo e ainda manter qualidade em todas séries?
Acho que é mais complicado. A animação de Dragon Quest ter o “esforço” que as outras não tem pode ser resultado de alguma exigência da Square para a Toei na hora de ceder a licença pro anime
Tá foda ser fã de qualquer coisa, ponto.
Esses grandes conglomerados sonham com o dia que eles possam monetizar cada post, cada arte, cada discussão de uma determinada IP, ignorando qualquer valor de entretenimento ou cultural.
É por essas e outras, por exemplo, que não consigo repreender pirataria.
Longe de mim defender a Toei (se é que foi a Toei mesmo) mas nesse caso, acho que eles não tem alternativa senão “exercer” o direito de propriedade a marca sob o risco de perdê-lo. Acho que era algo “bom, se está liberando um em particular de usar sua marca, então todas podem fazê-lo” ou coisa do tipo. Se bem me lembro, os EUA tem algo definido nesse sentido. E como o youtube é americano (se bem me lembro) então faz sentido que fica nesse enrosco da Lei Japonesa ser mais inflexível e a americana.
Eu até entendo que uma curadoria manual nessa altura do campeonato é impossível. Afinal de contas, estamos falando de uma plataforma que recebe cerca de 500 horas de vídeos POR MINUTO em sua plataforma.
No entanto, isso não muda o fato que as ferramentas que ajudam com essa curadoria certamente estão enviesadas. Enviesadas por leis de direitos autorais que escancaradamente são abusadas pra favorecer grandes conglomerados. E é esse mesmo viés que explica a demora da Google em se pronunciar sobre o caso.
Sim, tecnicamente você está certo. A Toei apenas está seguindo ao pé da letra seu direito de proteger suas IPs…
Dizendo isso, é aqui que paramos pra refletir. Ok, legalmente falando, está dentro dos conformes. Mas não está na hora de questionarmos o quão eticamente duvidosas essas leis são? Conteúdos como reviews, fanarts, enfim, todo conteúdo derivativo são realmente essa ameaça aos seus negócios que eles querem pintar? Isso a ponto de esmagarem o trabalho de alguém que certamente só estava demonstrando seu apreço a tais obras?
Como todos já disseram, estamos falando de publicidade gratuita. É incrível como as grandes empresas não conseguem ver como estão se autossabotando ao fazer estes tipos de coisa.
Basta lembrar que, no começo do Youtube, as grandes publishers de games também faziam estes tipos de bloqueio contra qualquer gameplay de seus jogos. Quem mudou tudo isto foi Minecraft, quanto o Notch incentivou os compartilhamentos de gameplays no Youtube. O sucesso que isto gerou com o Minecraft fez com que todas as publishers mudassem de ideia e, hoje, elas até enviam seus jogos antes do lançamento para os Yotubers, para que eles façam gameplays de seus jogos para serem liberados no dia do lançamento para gerar engajamento e propaganda gratuita.
Resumindo, é aquela máxima: O marketing é a alma do negócio
Quero ver o dia que a Toei descobrir os sites de fanfics, vão tudo cair duro no chão
Claro que é duvidoso. Não tenho dúvidas de que a lei japonesa só teve essa alteração pra ficar mais rigorosa por causa do lobby da própria indústria. Estão longe de serem coitadinhos.
Na minha opinião, qualquer tentativa de repressão por parte dos fãs deveria ter ocorrido antes da lei passar.
Pra deixarem fazer o anime porcamente dessa forma, era melhor ter adiado pra outro momento em que a Toey tivesse mais tempo pra se dedicar a animação e roteiro. É triste ela ter uma das franquias mais rentáveis e sempre deixar como última opção. :-/
Triste
Ta
Ué, como existem canais que fazem react então? A maioria põe aqueles trecos na frente ou bota só o cronômetro com o tempo, mas tem outros canais que de você assinar os mesmos, tem os vídeos de react lado a lado lá, a não ser que eles façam isso por fora do YouTube ou vídeos privados tem uma política diferente?
Todos os canais de react que eu vejo tem censura, na imagem ou áudio, as vezes nos dois emfim.
P*rra, tudo isso?
Daí acabam seriados, desenhos, filmes, contratos de patrocínio e se cria uma boa cota de desemprego para criadores de conteúdo, roteiristas, atores, dublês, diretores, animadores…
Jamais falaria que a Toei deixa Digimon de última opção, e tem coisas que não é sobre cronograma e sim mão de obra não qualificada, sem falar que comparado ao clássico é uma produção melhor em termos de animação, eu revi o clássico nem tem muitos meses a série é totalmente estática, nem as batalhas tem animação na real tem reutilização de outros episódios, mas mesmo com a limitação eu ainda acho roteiro e até mesmo a direção do antigo bem superior ao recente, podia ter a animação mais perfeita do mundo que ainda não ficaria bom com este roteiro (e não foi questão de tempo, foram 7 roteiristas trabalhando na série, é só algo que não funcionou, acontece).
E sei que é mais fácil culpar a Toei pela desconhecimento mas quem organizou a produção nem são pessoas da Toei em plenitude, o epi 1-3 (que são os mais bem animados) foram produzidos pelo Takami Akira da Toei, o restante dividiu dentre mais de uma pessoa da Fuji TV e Yomiko Advertising, de 6 pessoas na produção só o Takami era da Toei. A maior parte dos episódios foram feitos pelo estúdio Gallop e Blade que não são estúdios acima da média.
O recente filme de Digimon ae muito bem feito aliás, eu amei e é produzido só pela toei, com suporte da Yumeta Company na animação. E tem a nova série de Digimon ae neh, só não sei se está bom pq nem to acompanhando.
A toei deveria mudar o nome pra trolei
N precisa exagerar e desmerecer algo que tu nem conhece. Pra falar que ta ruim, n sabe nem 1% das obras ou, esse teu gosto pessoal que deve ser uma merda mesmo.
Isso foi o que aconteceu com a Gabi Xavier, se não me engano
O cara deu strike fake no canal dela
Como comentei há um tempo. Está abusivo o uso das leis de direitos autorais pela internet. Desde a DMCA até as japonesas. As empresas, geralmente usando robôs de busca automatizados de terceiros, enquadram sites, vídeos, artigos, como invasão de direitos autorais e pedem a derrubada do conteúdo. Não há como recorrer de forma eficaz, seja pelos custos que uma pessoa comum teria que arcar, burocracia no exterior e falta de informação clara, seja pela atitude de “lavar as mãos” que os servidores e redes sociais tomam quando analisam um caso desses em favor das grandes empresas (simplesmente decidem em prol das empresas para não terem problemas com elas, já que são a parte mais forte).
Eu e uns amigos tínhamos um pequeno site onde comentávamos sobre os episódios lançados na semana. Toda hora tinha aviso de violação de direitos autorais porque, por exemplo, citávamos o nome “Boku no Hero Academia”. Tinha vezes que recebíamos dezenas de notificações de conteúdos nossos de 5 ou 6 anos antes. Conteúdo que era só escrito, sem links, sem fotos, sem indicações. Precisávamos revisar dezenas de posts para tirar o nome de um anime ou palavra supostamente protegida por direitos autorais, ou teríamos o site inteiro derrubado em 48 horas. Um absurdo.
Sugiro que tentem fazer alguma matéria sobre isso. O abuso das notificações de takedown usando a DMCA, que é a mais usada. Isso tem afetado muitos sites de conteúdo legal de animes e mangás há anos e tem piorado com tanta arbitrariedade, automatização e dificuldade em recorrer.
“Jamais falaria que a Toei deixa Digimon de última opção,…”, pois é exatamente o que ela faz com Digimon Adventure, porque quando se trata de novas séries de Digimon é inegável o cuidado que a empresa tem com o roteiro e animação, mas quando se trata de fazer algo relacionado a série original eles fazem de qualquer jeito ou passam pra terceiros. Com exceção do filme de Kisuna, que ali você sente o quanto o estúdio se comprometeu em entregar uma boa história e com ótima animação. Sei que a animação do Digimon Adventure clássico não é uma das melhores, mas ao meu ver ainda consegue ser superior a do reboot (desconsiderando os 3 primeiros episódios), com lutas mais fluídas, temas de digievoluções bem produzidas e um excelente foco nos golpes dos personagens, coisa que você só ver no Greymon e digievoluções (além de algumas raras exceções como no caso dos dragões).
Todo estúdio terceiriza episódios, só devemos entender como funciona cada setor e suas respectivas funções e causas de como e pq um produto sai como saiu. É como eu disse, não é só a Toei que manda no negócio, colocar todo peso e culpa neles é desonesto, se fosse tipo Digimon Tri (pq este sim foi só a Toei comandando o negócio) eu até entenderia, e ainda sim eu consigo compreender pq Digimon Tri foi um problema, foi na pior época da Toei, ali em 2017 quando demoliram o estúdio e ficavam em uma empresa menor, precarização por falta de espaço no estúdio provisório, bagunça de mudanças que aperta cronograma, só depois que mudaram para o novo que é o atual que é gigante e bem estruturado que as animações voltaram a subir (que vemos ser refletida ae no One Piece Wano, Dragon Quest, World trigger e tals, tudo é questão de analisar o contexto da empresa.
Digimon clássico com lutas fluídas? Tu tá bem enganado viu. Pra mim o clássico só é melhor por causa da direção e alguns roteiristas, o novo peca nisso.
e mais a toei tem que falir
desemprego que acabaria rapidinho
“…não é só a Toei que manda no negócio, colocar todo peso e culpa neles é desonesto,…”, se ela é um dos principais responsáveis pelo anime e permite fazer o que quiserem, a empresa não deixa de ser culpada. Eu posso até entender que o estúdio passou por momentos difíceis, mas depois de tantas críticas que o Digimon Tri sofreu e superarem as crises, era chance de entregar uma nova história a altura de Digimon Adventure e se esforçar ao máximo para entregar um bom anime, mas não foi o que aconteceu.
Já sobre a terceirização do trabalho: uma coisa é terceirizar algumas cenas para a animação se manter constante ou suportável, outra coisa é terceirizar o anime inteiro e quase toda a animação ficar mal feita ou travada, tem partes que parece até que foram produzidas no paint de tão ruins que ficaram.
“Digimon clássico com lutas fluídas?”, em comparação com o reboot, sim. Na maioria das cenas do novo anime os digimon se quer se mexiam, só o Wargreymon tinha uma animação bem movimentada. Eu ainda acho essa animação mais travada do que a do clássico, pelo menos lá, todos os digimon dos digiescolhidos tiveram ao menos uma luta bem animada. Fora que apesar do anime ter cenas repetitivas (a maioria golpes), ao menos eram bem feitas e tentavam contornar o fato da animação ser ruim, enquanto o atual nem isso tentou disfarçar.
Não é assim que funciona a indústria, compartilhar produtor não é questão de quem é principal ou em ser tirano com os outros, trabalho é coletivo. Terceirização nessa indústria infelizmente é normal, e sim falhou, acontece, é engraçado terem errado quando tiveram o mesmo Comitê de Produção do clássico.
Ae eu só repito, o clássico era estático, até nas suas animações e lutas, se tu ver o número de sakugas que a série tinha não chega a 10…. dizer que o novo é mais travado quanto temos animadores tão bom na staff como Naoki Tate, Yuu Yoshiyama, Atsushi Nikaido, Takeru Shinozuka e Ryo Onishi é muito sem noção, eu sei que teve muito episódio ruim, falta de correção, ou direção melhor no novo mas não é assim de só ter animação ruim também.