Marcado para estrear nos cinemas brasileiros em janeiro, BELLE (Ryuu to Sobakasu no Hime, “O Dragão e a Princesa com Sardas”) é presença confirmada no Festival do Rio 2021 nos dias 16, 18 e 19 de dezembro, em exibição legendada. A informação no site traz o filme como “sem distribuidor”, mas a Paris Filmes estaria distribuindo o longa nos cinemas.

O anúncio veio no ano passado e o filme estreou no Japão em 15 de julho (dia 16 no fuso de lá), e também foi exibido no Festival de Cannes 2021.Ele está entre os pré-indicados ao Oscar.

A trama gira em torno de U, um “mundo virtual online” com mais de 5 bilhões de usuários registrados, trazendo Suzu, uma jovem do interior que acessa U sob a identidade de “Belle”, uma cantora famosa. Ela mergulha em uma aventura sobre amor, desafios, conexões e auto-descoberta ao lado de uma criatura misteriosa. De acordo com o próprio Hosoda, esse é o filme que ele sempre sonhou em fazer.

O diretor ficou “em alta” no ano passado, quando seu longa mais recente, Mirai no Mirai (Mirai do Futuro, em tradução livre). O filme levou o Annie Awards na categoria Melhor Animação Independente, concorrendo também ao Oscar 2019.

Entre outros trabalhos dele estão Digimon Adventure: Our War Game! (2000), A Garota Que Conquistou o Tempo (2006), Guerras de Verão (2009) e  Crianças Lobo (2012).


Fonte: Festival do Rio, Ingresso.com