Conforme anunciado previamente, hoje (15) foi revelado o novo filme de Makoto Shinkai, intitulado Suzume no Tojimari (A Porta Fechada de Suzume, em tradução livre) e marcado para estrear por volta do último trimestre de 2022, durante a nossa primavera, no Japão. Ainda não há previsão de estreia internacional.

As atrizes e cantoras Nana Mori e Mone Kamishiraishi participaram da conferência de imprensa, elas interpretaram, respectivamente, as protagonistas de O Tempo Com Você (Hina Amano) e Your Name (Mitsuha Miyamizu) – Miyamizu faz uma breve aparição no filme O Tempo Com Você, então é possível que seja mais um filme no “Makoto Cinematic Universe”, o MCU dos otakus cult. Mais perguntas serão respondidas pelo diretor no Twitter Spaces.

A sinopse traz a jovem Suzume, que vive em uma pequena cidade na região de Kyushu (região onde fica Nagasaki e Fukuoka). Um dia, ela encontra uma viajante procurando por uma porta, e acaba indo com ela até as montanhas, onde há uma porta antiga em meio a ruínas modernas. E é aí que a aventura começa.

Shinkai começou a escrever no início da pandemia, então todo o clima atual deve ter influenciado no roteiro, que terá um cenário pós-apocalíptico.

A direção e roteiro são de Shinkai, com desenho de personagens de Masayoshi Tanaka (Your Name, O Tempo com Você), Takumi Tanji (Your Name) na direção de arte e Kenichi Tsuchiya (Your Name) na direção de animação. O estúdio é novamente o CWF, e a distribuição é da TOHO.

Confira o primeiro pôster:

Imagem: Pôster de 'Suzume no Tojimari', com porta flutuando em água, em meio a ruínas.

Divulgação: CWF/TOHO.

O Tempo com Você, último trabalho do diretor, veio à luz em 2019. Após uma série de adiamentos, o longa-metragem estreou nos cinemas do Brasil dublado e narra a história de Hodaka, garoto que fugiu de sua casa em uma ilha isolada rumo a Tóquio, e Hina, uma garota que controla a condição do tempo com suas orações.

Os dois tentam forjar o próprio destino em um mundo onde as leis climáticas foram rompidas. O filme pode ser visto em plataformas digitais.

O filme foi a maior bilheteria no Japão em 2019, arrecadando mais de 13,7 bilhões de ienes por lá (algo em torno dos 705,9 milhões de reais). Uma pré-estreia legendada aconteceu no Festival do Rio no final de 2019.

Seu outro sucesso, Your Name, estreou nos cinemas japoneses em 2016 e veio para cá em 2017 pela rede Cinemark, com exibição legendada. A dublagem chegou pela Netflix, que não possui mais o filme em seu catálogo. Esse chegou a ser a terceira maior bilheteria de todos os tempos no Japão, mas foi para quarto lugar após Mugen Train ultrapassá-lo. Entrou no HBO Max na estreia do serviço.

Uma adaptação em livro e outra em mangá de O Tempo com Você foi publicada no Brasil pela JBC, que já trouxe o mangá de Your Name para o país em duas versões – uma em 3 volumes, lançada em 2017, e outra em volume único, de 2019.


Fonte: Tojimari, Natalie, TOHO