Pouco após a Netflix lançar os dois longas em 3DCG de Doraemon, a HBO Max chegou com mais dois outros filmes do gato do futuro nesta segunda-feira (27), ambos com opção de dublagem em português, além do idioma original (mas… sem legendas em um deles). A plataforma já havia prometido no começo do mês que haveria produções do personagem no catálogo.

Os dois títulos são inéditos no Brasil. Tratam-se do 30º filme para cinemas, Doraemon: Nobita e a Lenda das Sereias, e do 32º, Doraemon: Nobita e a Ilha dos Milagres. Carol Valença, voz do personagem desde que a série de 2007 chegou por aqui, reprisa o papel na versão brasileira, assim como Luy Campos volta a ser o Nobita.

Ilustração dos personagens do 30º filme de Doraemon

Doraemon, 30º filme – Clique para acessar a página do HBO Max | Imagem: Divulgação/Shin-Ei Animation

Nobita e a Lenda das Sereias (Nobita no Ningyo Daikaisen) foi lançado no Japão em 2010, com direção de Kouzou Kusuba. A história do longa começa quando Nobita pede a Doraemon para que ele o leve para nadar em algum lugar. Só que depois da experiência, uma princesa sereia chamada Sophia acaba ficando no quintal do garoto. Agora ele, Doraemon e seus amigos precisam ajudá-la a encontrar uma espada lendária que resolverá um conflito em seu reino.

Este filme está sem legendas para o idioma original.

 

Ilustração dos personagens do 32º filme de Doraemon

Doraemon, 32º filme – Clique para acessar a página do HBO Max | Imagem: Divulgação/Shin-Ei Animation

Nobita e a Ilha dos Milagres (Nobita to Kiseki no Shima 〜Animal Adventure〜) chegou aos cinemas do Japão em 2012, também dirigido por Kouzou Kusuba. No filme, Nobita ganha um besouro rinoceronte do seu pai, prometendo cuidar bem do bichinho. O fato se liga a outro quando os amigos do garoto se unem em uma ilha desconhecida, onde uma tribo convive em harmonia com animais que se acreditava estarem extintos, sendo preservados justamente pela ação de um besouro mítico. Um grupo vindo do futuro quer roubar esse besouro e então Doraemon e companhia precisam entrar em ação.


Fonte: HBO Max [1] e [2]


Sobre Doraemon

Criado em 1970 pela dupla Fujiko Fujio na forma de mangá, Doraemon gira em torno de um gatinho robô enviado do futuro para ajudar o garoto Nobita, que sofre os problemas de sua idade na escola, de bullying a notas baixas. Doraemon é capaz de retirar inúmeros tipos de objetos de dentro de um compartimento em sua barriga, o que usará para resolver os problemas de seu companheiro humano.

Com base nos quadrinhos, a primeira série animada surgiu no Japão em 1973. Ganhou um reboot em 1979, que teve alguns episódios exibidos no Brasil nos anos 1990 pela extinta Rede Manchete – e que durou até 2005 (com 1787 episódios!). No mesmo ano de 2005 estreou a série que está no ar até hoje na TV japonesa, passando a marca dos 680 episódios. Um pacote de capítulos produzidos em 2007 chegou por aqui em 2014 na Netflix, com distribuição da Sato Company (que já não trabalha mais com a série). Em janeiro de 2019, foi exibido pela Band como parte do Verão Animado.

Stand by Me Doraemon e Stand By Me Doraemon 2, filmes especiais do personagem em computação gráfica, chegaram ao Brasil na véspera do Natal de 2021 pela Netflix.