Thunderbirds 55/GoGo, o projeto de compilação que celebra os 55 anos da série clássica, estreou nos cinemas japoneses nesta sexta (7) e já conta com transmissão online desde o dia seguinte, em território local. Para celebrar, a rede de TV por assinatura Star Channel (administrada pelo estúdio Tohokushinsha Film, o mesmo das séries Garo) anunciou neste fim de semana a distribuição e exibição de Nebula-75 (2020~21).

Criada e dirigida por Stephen La Rivière, Nebula-75 é uma web série produzida pelo estúdio britânico Century 21 Films e resgata tanto o estilo Supermarionation quanto a trilha sonora original de Barry Gray (captando toda a essência retrô dos anos 1960). A trama segue as aventuras da tripulação de uma nave espacial que se perdeu no espaço. A série tem apenas 12 episódios, divididos em duas temporadas.

Nebula-75 estreia dia 10 de fevereiro, inicialmente pelo canal Star Channel EX. O BS10 Star Channel exibirá a versão dublada (em japonês) da série a partir do dia 13 de fevereiro, às 21h (horário de Tóquio). Já a versão legendada será exibida a partir do dia 18 do mesmo mês, às 13h (horário de Tóquio).

Imagem: Pôster de Nebula-75.

Pôster japonês de Nebula-75 | Foto: Divulgação/Century 21 Films

Em tempo, Shin Complete Thunderbirds, uma versão compilada em HD e dirigida por Hideaki Anno, será exibida ainda este ano pelo Star Channel (saiba mais aqui). A série teve um certo impacto no gênero tokusatsu, como aprofundando numa edição da Coluna do Daileon, disponível aqui.


Fonte: Yahoo! News Japan


5, 4, 3, 2, 1, Thunderbirds em ação!

Thunderbirds | Foto: Divulgação: APF/ITC Entertainment

Thunderbirds é uma série britânica de ficção científica criada pelo casal Gerry Anderson e Sylvia Anderson, com produção pela AP Films, com distribuição da ITC Entertainment. A obra utilizava marionetes eletrônicas, maquetes e efeitos especiais. Exibida originalmente entre 1965 e 1966, Thunderbirds rendeu um total de 32 episódios de 50 minutos, distribuídos em 2 temporadas.

A trama se passa entre 2065 e 2067, trazendo a família Tracy, chefiada pelo ex-astronauta Jeff Tracy e seus 5 filhos (Scott, John, Virgil, Gordon e Alan), que fundaram uma organização secreta para salvar a humanidade.

Eles utilizam uma série de tecnologias ultra avançadas e veículos espaciais, sendo chamados quando os métodos tradicionais de resgate não funcionam. O nome da série vem das cinco naves Thunderbirds, designadas a cada um dos irmãos.

A série é uma influência para muitas produções de tokusatsu do Japão, principalmente da Tsuburaya, mas impactando também outros criadores, como o próprio Anno.

No Brasil, a série estreou em 1967 na TV Record, tendo passagem pela TV Tupi na década de 1970 e uma reexibição no SBT a partir de 1º de maio de 1995, mesmo dia da estreia da “fase 2” de Cavaleiros do Zodíaco na Manchete.

Em 1991, estreou também na Record a série Thunderbirds 2086, nome americanizado do animê Scientific Rescue Team Techno Voyager (1982) do estúdio Jin Productions, com certa inspiração no seriado britânico, mas sem envolvimento dos criadores. Nos EUA, a série foi dublada pela ITC Entertainment, apesar de não ser parte do cânone da franquia.

Saiba mais sobre Thunderbirds, o estilo Supermarionation e o impacto para o gênero tokusatsu na Coluna do Daileon #142.