Disney XD exibirá neste fim de semana o filme Yo-kai Watch: O Grande Rei Enma e as 5 Aventuras. O longa será exibido neste sábado (15). às 18h00. e no domingo (16), às 12h00. Lembrando que os horários são referentes ao fuso de Brasília e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Esta é a primeira exibição do filme em 2022, que vem tendo reprises desde 2020.

O segundo filme da franquia estreou no canal em 2019. Ele é dividido em “cinco capítulos”, que acabam se conectando, com os personagens encarando o yokai Rei Enma ao final.

No primeiro capítulo, Nate morre ao cair em um bueiro, se torna o “Yo-kai Fuu 2” e vira amigo de uma criança que é praticamente a sua cópia oposta. No segundo, Jibanyan se transporta 8 anos no futuro para ajudar o seu antigo proprietário no novo emprego.

No terceiro, Komasan e Komajiro voltam pra casa da mãe e descobrem um novo irmão que na verdade é um bebê humano. No quarto, USApyon é escolhido pra ser Papai Noel e distribuir presentes junto com Hailey, mas encaram um menino cujo desejo de presente é a cura para sua mãe doente.

No último, os Yo-kais vão para o seu mundo lutar contra o Rei Enma, mas fica a dúvida se não se trata na verdade do Nurarihyon, chefe do conselho Yo-kai.

No Japão, o longa, dirigido por Shigeharu Takahashi e Shinji Ushiro, saiu em 2015, superando o público de Star Wars: O Despertar da Força no país (importante notar, no entanto, que o ingresso para crianças é mais barato por lá e isso pode estar relacionado com o público numeroso). O estúdio, como de praxe, foi o OLM.


Fonte: Disney XD


Imagem: Nate, Jibanyan e outro yokai de Yokai Watch.

Yo-Kai Watch nasceu como um game de RPG desenvolvido pela Level-5 para o Nintendo 3DS em 2013. Antes disso, teve um mangá publicado pela revista infantil japonesa CoroCoro Comic como forma de pré-divulgação, título que continua rendendo novos capítulos, totalizando 18 encadernados até então (por aqui, é publicado pela Panini em volumes fracionados). Mas esse não é o único quadrinho da marca, que segue colecionando vários derivados em outras revistas.

A versão em animê teve início em 2014, exibida pela TV Tokyo até os dias de hoje, com 3 “séries” (Yo-kai WatchShadowside e Yo-kai Watch!, com a exclamação) e rendendo 5 filmes para o cinema. Por aqui, veio pelo Disney XD e também tem parte disponível na Netflix.

Na história, acompanhamos o pequeno Nate (Keita na versão japonesa), que um dia se depara com uma estranha máquina de cápsula. Ao abrir um dos objetos, ele liberta um “Yo-kai” fantasmagórico, que lhe entrega um relógio especial – o Yo-Kai Watch. Com o dispositivo no pulso, ele pode identificar outros Yo-kais que estariam assombrando e causando prejuízo às pessoas. Junto a outro monstrinho em forma de gato, o Jibanyan, ele parte para enfrentar Yo-kais mal-intencionados, lutando ao lado de seus amigos.

Diversas versões em mangá também foram lançadas no Japão, a primeira foi publicada no Brasil pela metade em modelo meio-tanko pela editora Panini. A edição foi cancelada no 20° volume (referente ao 10° da edição japonesa).