Depois de um disco de coletâneas em novembro passado, o MONDO GROSSO reafirma seu retorno com um novo álbum recheado de participações, previsto para fevereiro. Como aquecimento, podemos conferir o primeiro single, “IN THIS WORLD”, já disponível pelo Spotify, Amazon Music, Apple Music e outras plataformas — acesse a lista aqui.

A faixa conta com piano do renomado Ryuichi Sakamoto e vocais da cantora e atriz Hikari Mitsushima. Para completar o time orquestrado por Shinichi Osawa, a letra é assinada pela veterana cantora UA (Kaori Hasegawa).

Um clipe também foi liberado hoje (dia 11 no Brasil, 12 no Japão). Confira:

“Estou ansiosa para que essa música ressoe com o mundo, nesse momento em que sentimos o longo e rigoroso inverno dar lugar ao resoluto brotar da primavera. Fico muito feliz em participar de uma música tão linda. Você pode sentir o mar de calma.” — comentou UA sobre a composição.

“IN THIS WORLD” nasceu de uma espécie de jornada pela memória de Osawa, onde o músico tentou repetidas vezes se lembrar de como chegou ao seu destino. Bastou o primeiro desenho da música para que sua consciência desenvolvesse o restante. Ao chegar para sua missão, Ryuchi Sakamoto pensou que não poderia contribuir muito, mas tal qual o anfitrião, deixou os movimentos de suas mãos o guiarem através da melodia.

“Quando ouvi a música pela primeira vez e li a letra, fiquei emocionada com o quão abertas e naturais elas pareciam, e tentei levar esse sentimento para os meus vocais, cantando com amor. E no videoclipe eu também pude voar. É uma música agridoce, mas feliz, cheia de infinita sensibilidade.” — adicionou Hikari.

 

imagem: capa do disco BIG WORLD.

Capa de ‘BIG WORLD’ | Divulgação/avex.

O álbum em que o single estará presente se chamada BIG WORLD e tem lançamento marcado para o dia 9 de fevereiro. Cada faixa conta com alguma participação especial e você pode conferir quais são na tracklist abaixo:

  • 1. INTRO
  • 2. IN THIS WORLD feat. Ryuichi Sakamoto [Vocal : Hikari Mitsushima]
  • 3. FORGOTTEN [Vocal : ermhoi (Black Boboi / millennium parade)]
  • 4. B.S.M.F [Vocal : DONGURIZU]
  • 5. OH NO! [Vocal : CHAI] 
  • 6. LAST HEART [Vocal : suis (Yorushika)]
  • 7. STRANGER [Vocal : Asuka Saito (Nogizaka46)]
  • 8. LOST PEOPLE [Vocal : Yoshie Nakano (EGO-WRAPPIN’)] 
  • 9. ILLUSORY REFLECTION [Vocal : Takao Tajima (Original Love)]   
  • 10. CRYPT [Vocal : PORIN (Awesome City Club)]
  • 11. OVERFLOWING  [Vocal : Mika Nakashima]
  • 12. BIG WORLD [Vocal : RHYME]

 

Mondo Grosso

Um dos pioneiros do estilo acid jazz, o MONDO GROSSO surgiu como banda em 1991, em Kyoto. Após uma passagem pela Europa no começo daquela década, o grupo se separou em 1996, mas o título seguiu sendo usado pelo baixista Shinichi Osawa em sua trajetória solo, com artistas convidados, rendendo mais alguns álbuns até um novo fim em 2003.

O aguardado retorno veio em 2017, trazendo o álbum Reborn Again and Always Starting New, que atingiu o topo do iTunes Album Chart, seguido pelo clipe de “Labyrinth”, que rendeu mais de 30 milhões de visualizações no YouTube.

 

Ryuichi Sakamoto

Junto ao grupo Yellow Magic Orchestra, é tido como pioneiro na música eletrônica japonesa. Em sua carreira solo, o pianista coleciona prêmios como compositor e arranjador, chegando a receber a Ordem das Artes e das Letras do Ministério da Cultura da França em 2009 e o Oscar de Melhor Trilha Sonora em 1988 pelo filme O Último Imperador, onde divide o feito com David Byrne e Cong Su. Em animações japonesas, podemos ver o seu trabalho em Appleseed e The Wings of Honneamise, além do tema recente de Japão Submerso – 2020.

 

Hikari Mitsushima

Começou a carreira no fim dos anos 1990, como uma cantora idol. Paralelo à música, logo debutou como atriz, participando do filme Rebirth of Mothra II, em 1997. Entre papéis vistos também no Brasil, destacam-se a irmã do Light no filme live-action de Death Note (2006) e a Elly na série tokusatsu Ultraman Max.


Fonte: Release de imprensa