O mangaká Tetsuya Chiba (82) informou em seu blog que passou por uma cirurgia na artéria coronária, que terminou sem maiores problemas. Ele está com dificuldade para andar no momento, mas se sente melhor. É possível que volte ao hospital em fevereiro para reabilitação, mas evita sair devido à pandemia.

No  ano passado, Chiba foi internado após se sentir mal, sentindo “anormalidades” na válvula cardíaca, na artéria coronária e na garganta. Eele começou um tratamento para um tumor na garganta.

Chiba começou correira como mangaká em 1956, trabalhando com kashihon (mangás de aluguel), uma forma comum de distribuição de mangás na época devido à situação econômica do Japão. Sua estreia em revistas comerciais foi em 1958, na Shoujo Club (Kodansha) e na Shoujo Book (Shueisha).

Seu trabalho mais conhecido é Ashita no Joe (1968-1973), publicado na Shonen Magazine da Kodansha. A obra nunca veio para o Brasil, mas alguns episódios da segunda fase da adaptação em animê pela TMS estão no Prime Vídeo. Joe foi (e é) um enorme fenômeno no Japão, entenda melhor em nosso artigo de duas partes (parte um e parte dois).


Fonte: ANN