Imagem: Ilustração promocional de FGO com personagens.

Aniplex adquire desenvolvedora de ‘Fate/Grand Order’

Yosuke Shiokawa, produtor assistente do jogo, deixou a empresa para formar seu próprio estúdio.

A Aniplex divulgou hoje (01) ter comprado todas as ações de Lasengle, que antes era parcialmente propriedade da Delight Works. Isso vem um dia depois da revelação que Yosuke Shiokawa deixou a empresa e vai formar o estúdio Fahrenheit 213.

A Lasengle foi uma divisão anunciada pela Delight Works em dezembro de 2021, e já na época foi informado que a Aniplex detinha parte das ações. Naquele momento também foi informado que a nova empresa ficaria com todos os jogos da DW, inclusive o Fate/Grand Order.

Agora, o comitê de produção de FGO será composto pela Aniplex, Lasengle e pela Notes (o nome empresarial do pessoal da Type-Moon). Yoshinori Ono, antigo presidente da DW, junto com praticamente toda a equipe, passou pra Lasengle. Mas Shiokawa era um dos assistentes de produção do jogo e sua saída cria uma especulação de insatisfação com a mudança do projeto.

FGO é um jogo mobile baseado em Fate/stay night. O game não está oficialmente disponível no Brasil.


Fonte: Gematsu


Sobre Fate

Fate/Stay night é uma franquia criada pela desenvolvedora Type-Moon em 2004 e lançada originalmente como um jogo para PCs, com história de Kinoko Nase e ilustrações de Takashi Takeuchi. Antes, em idos de 2000/2001, a dupla já tinha experimentado o sucesso com a visual novel Tsukihime – cujo animê foi exibido no Brasil no extinto Animax, com o título de Lenda Lunar Tsukihime. Esse trabalho impulsionou o sucesso do lançamento de Fate/Stay Night e possui até algumas conexões com ele.

A história das tramas de Fate se passa na cidade japonesa Fuyuki, onde de tempos em tempos acontece secretamente uma grande guerra entre magos e seus Servos (espíritos de heróis do passado) pela posse de um Santo Graal, capaz de conceder qualquer desejo a quem possuir. No game, o jogador pode escolher três rotas chamadas de Destiny, Unlimited Blade Works e Heaven’s Feel. Cada uma coloca o protagonista da história, Shirou, em situações diferentes – bem como os personagens ao seu redor.

A trama ganhou diversas adaptações em outras mídias sendo que várias delas estão disponíveis no Brasil. Via Animax, foi apresentada a primeira adaptação de animê, intitulada simplesmente de Fate/Stay night, com 24 episódios produzidos pelo estúdio DEEN.

Este animê teve uma continuação (na verdade um prequel, mostrando os eventos da guerra sagrada anterior a da primeira série) chamado Fate/Zero, com duas temporadas que somam 25 episódios, disponíveis na Funimation, Netflix e Crunchyroll, com legendas em nosso idioma.

O mangá baseado em Fate/Stay night (explorando mais ricamente a história), seriado nas páginas da Shonen Ace, foi lançado no Brasil via Panini entre 2015 e 2017 com 20 volumes. A light novel Fate/Zero foi lançado no Brasil em 6 volumes pela NewPOP.

Em 2010 foi lançado um filme que pode-se dizer que é uma sequência da primeira série, adaptando a segunda rota do jogo. Esse filme acabou sendo melhor explorado com a série Fate/Stay night: Unlimited Blade Works,  produzida entre 2014 e 2015, totalizando duas temporadas e um OVA. Tudo isso soma 26 episódios, também disponíveis na Netflix e Funimation com legendas.

Por “fim”, Fate/Stay night Heaven’s Feel adapta a terceira rota do jogo original e foi lançado no formato de uma trilogia de filmes a partir de 2017 e concluída este ano. O filme Heaven’s Feel III foi exibido nos cinemas brasileiros em 2021.

Fate/Aprocrypha se passa em uma linha do tempo alternativa de Fate/Stay night e apresenta em 25 episódios a 3ª guerra entre a facção vermelha e a facção negra pela posse do Santo Graal.  Também disponível na Netflix com legendas.

Fate/Grand Order: First Order é um filme de 2016 que adapta um jogo de RPG mobile da franquia (disponível na Netflix , Funimation e Crunchyroll). Nessa subfranquia, ainda há os longas Wandering: Agateram e Solomon.

Finalmente, Fate/EXTRA Last Encore adapta em duas partes (13 episódios no total) um RPG lançado para PSP que se passa no mesmo universo de Fate/Stay Night, porém narrando eventos até década de 1970. Está lá na Netflix com legendas.

Se pensa que acabou, saiba que existem ainda mais mangás, light novels e games nessa verdadeira máquina de fazer dinheiro da Type-Moon. A Crunchyroll ainda traz as séries Fate/kaleid line PRISMA ILLYA e Fate/Grand Order Absolute Demonic Front: Babylonia – esta última também está na Funimation.

Publicidade
close