Um dos grandes nomes da dublagem brasileira, o ator Isaac Bardavid morreu hoje (1º), aos 90 anos. Segundo seu neto (em depoimento ao g1), ele sofria de uma doença respiratória crônica, estando recentemente com um quadro pulmonar crítico, que lhe trouxe diversas complicações. O dublador, inclusive, estava em coma induzido para não sofrer com os desconfortos da intubação.

Com mais de 50 anos de carreira na atuação, Isaac Bardavid passou por diversas telenovelas, como Irmãos Coragem, Escrava Isaura e O Cravo e a Rosa — atualmente em reprise pela Rede Globo, onde interpretou o personagem Felisberto.

Na dublagem, sua voz memorável acompanhou diferentes personagens de filmes e desenhos animados, com grande destaque para o Wolverine, tanto na série animada dos X-Men nos anos 1990 quanto nos filmes live-action estrelados por Hugh Jackman. Entre outros trabalhos famosos estão o Esqueleto em He-Man e o Freddy Krueger dos filmes A Hora do Pesadelo.

Bardavid também emprestou a voz a personagens de produções japonesas. É dele a dublagem do Dr. Eggman, vilão no animê Sonic X. Antes dessa série, ele já havia feito o mesmo personagem, com o nome de Dr. Robotnik (nome adotado nos EUA na época), nas animações americanas da DIC nos anos 1990.

Ainda em animês, recentemente foi o Dr. FRANXX de DARLING in the FRANXX, tendo também algumas pontas em Kengan Ashura, Little Witch Academia e Pokémon Sol & Lua. Nos anos 1980, atuou na série Pirata do Espaço, como o chefe de segurança Yoshida, além de vários inimigos gailarianos que surgem pelos episódios.

Já em séries tokusatsu, fez uma participação na 1ª dublagem de Ultraman, como o Dr. Iwamoto.

O JBox deixa aqui os sentimentos a todos os familiares, amigos e fãs de Isaac.


Fonte: g1