Em um Direct, a Nintendo anunciou hoje (09) que EarthBound Beginnings e EarthBound estão agora no Nintendo Switch, respectivamente, nos emuladores de Nintendinho (NES) e Super Nintendo, disponíveis para assinantes do serviço online básico.

EarthBound Beginnings (MOTHER) foi lançado em 1989 para o Famicon, contando as aventuras de Ninten, Ana e Lloyd, mas foi localizado oficialmente para o inglês apenas em 2015, por meio do Virtual Console.

EarthBound (MOTHER 2) saiu em 1994 para Super Famicon e Super Nintendo, com Ness, Paula, Jeff e Poo protagonizando o jogo. Mesmo com poucas cópias disponíveis, o título posteriormente virou um “clássico cult”, provavelmente impulsionado pela presença de Ness nos jogos da franquia Super Smash Bros.EarthBound teria um jogo para Nintendo 64, então provavelmente o modelo já pronto do personagem foi reaproveitado, mesmo com o cancelamento do game.

Um terceiro título, MOTHER 3, contando com Lucas, Kumatora, Finn e Duster, foi lançado para GameBoy Advance (GBA) em 2006, mas até o momento apenas em japonês. Há também uma versão dos dois primeiros jogos para GBA, chamada MOTHER 1+2. A franquia serviu de inspiração para outros jogos, como UnderTale, OMORI e Yume Nikki.


Fonte: Nintendo