A editora JBC divulgou hoje (09), em live com o Fora do Plástico, a capa nacional de Nausicaä do Vale do Vento. Confira abaixo:

Imagem: capa do mangá Nausicaä pela JBC

Capa de Nausicaä | Divulgação/JBC

Aos que não se recordam, Nausicaä teve o 1º volume lançado no Brasil em 2006 pela Conrad Editora, seguindo um padrão luxuoso nada comum no mercado da época. A publicação foi seguindo um ritmo de praticamente um volume por ano, até ser paralisada na 5ª edição, lançada em março de 2009. Faltando apenas 2 volumes para ser concluído, o mangá só teve o seu cancelamento oficializado pela Conrad em 2013, em meio a uma onda de desistências que surgiram de uma crise interna do selo.

A péssima experiência com a Conrad “traumatizou” os japoneses, que cancelaram qualquer negociação da obra para o Brasil. Os anos de atuação da JBC (que em 19 anos publicando mangás só cancelou um título, Futari H) com certeza ajudaram a somar na insistência da editora perante o Ghibli.

Nausicaä foi lançado no Japão antes do filme animado graças a um acordo. Elogiado por seu primeiro trabalho como diretor de cinema com O Castelo de Cagliostro (1979), Hayao Miyazaki foi incentivado por Toshio Suzuki, então editor da revista Animage, a apresentar seus projetos de animação para a editora Tokuma Shoten. Porém, a empresa não queria bancar um animê de algo que não tivesse antes um mangá. Foi aí que Miyazaki foi convencido a escrever e desenhar Nausicaä em capítulos publicados dentro da revista Animage a partir de 1982 (e encerrando somente em 1994, 10 anos após o lançamento do filme!).

A trama se passa em um cenário pós-guerra, onde os humanos e o ecossistema foram dilacerados. Nausicaä é a princesa do Vale dos Ventos, um dos pequenos vales onde vivem os sobreviventes. Ela tem o poder de “sentir a floresta” e parte em uma jornada para um lugar onde uma vegetação que exala gases venenosos surgiu, um ambiente onde apenas insetos gigantes e seres conhecidos como Ohmu sobrevivem.

O filme animado de Nausicaä foi lançado nos cinemas japoneses em 1984, com direção do próprio Hayao Miyazaki pelo estúdio Topcraft. É considerado um dos “embriões” do Studio Ghibli e acabou sendo incorporado à filmografia do estúdio posteriormente, tanto que foi lançado por aqui em DVD e Blu-ray em 2014 como parte da Coleção Studio Ghibli da Versátil Home Video. A partir de 2020, também integrou o catálogo de filmes do estúdio lançados pela plataforma de streaming da Netflix.

Nausicaä tem previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2022. No entanto, atrasos podem ocorrer devido a minuciosa aprovação japonesa dos materiais, de acordo com a JBC.


Fonte: Fora do Plástico