Em 15 de novembro de 2010…

imagem: recorte da notícia original sobre a pré-indicação de Summer Wars
… a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciava os pré-indicados ao Oscar 2011 de Melhor Animação, e, entre eles, estava Summer Wars (2009), do diretor Mamoru Hosoda. Era a única animação japonesa entre as 15 animações submetidas naquele ano.

Mas o presente repete o passado: assim como BELLE, o filme não ficou entre os indicados. Em 2011, eram 3 filmes disputando a categoria (hoje são 5), e os escolhidos para tentar o grande prêmio foram: Como Treinar Seu Dragão, O Mágico e Toy Story 3. O vencedor, quem não sabe já pode adivinhar: Toy Story, da Disney/Pixar, com direção de Lee Unkrich, codiretor de Toy Story 2.

Na época, Summer Wars era praticamente desconhecido do grande público, mas a JBC acabou trazendo a sua adaptação em mangá em fevereiro de 2011.

O filme mesmo, só chegou em fevereiro de 2018, entrando no Google Play e, em novembro do mesmo ano, chegou à Netflix – em ambos os casos sob o nome Guerras de Verão e apenas com áudio original e legendas. Ele não está mais na Netflix, mas ainda pode ser alugado ou comprado pela plataforma do Google.

O único longa japonês a ganhar um Oscar de Melhor Animação é A Viagem de Chihiro (2001), do diretor Hayao Miyazaki – na verdade, este é o único filme numa língua diferente de inglês a realizar tal feito. Ele ganhou a premiação no Oscar 2003, referente aos lançamentos de 2002 nos cinemas dos Estados Unidos da América, e foi o primeiro premiado naquela noite (erroneamente definido pela Folha como “animação chinesa”).

Entenda por que é tão difícil para animês conseguirem uma indicação aqui.

E você, lembra disso? Torceu pelo filme? Compartilhe com a gente nos comentários!


Matéria original: Anime Summer Wars pode concorrer ao Oscar, por Rafael Jiback