imagem: ilustração de Summer Wars junto ao logo Arquivo JBox

Arquivo JBox: Há 12 anos, ‘Summer Wars’, de Mamoru Hosoda, tentava vaga no Oscar

Não é de hoje que animês tentam mas não conseguem sequer uma indicação ao Oscar. Aconteceu este ano, ano passado, provavelmente também vai acontecer no ano que vem.

Em 15 de novembro de 2010…

imagem: recorte da notícia original sobre a pré-indicação de Summer Wars… a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciava os pré-indicados ao Oscar 2011 de Melhor Animação, e, entre eles, estava Summer Wars (2009), do diretor Mamoru Hosoda. Era a única animação japonesa entre as 15 animações submetidas naquele ano.

Mas o presente repete o passado: assim como BELLE, o filme não ficou entre os indicados. Em 2011, eram 3 filmes disputando a categoria (hoje são 5), e os escolhidos para tentar o grande prêmio foram: Como Treinar Seu Dragão, O Mágico e Toy Story 3. O vencedor, quem não sabe já pode adivinhar: Toy Story, da Disney/Pixar, com direção de Lee Unkrich, codiretor de Toy Story 2.

Na época, Summer Wars era praticamente desconhecido do grande público, mas a JBC acabou trazendo a sua adaptação em mangá em fevereiro de 2011.

O filme mesmo, só chegou em fevereiro de 2018, entrando no Google Play e, em novembro do mesmo ano, chegou à Netflix – em ambos os casos sob o nome Guerras de Verão e apenas com áudio original e legendas. Ele não está mais na Netflix, mas ainda pode ser alugado ou comprado pela plataforma do Google.

O único longa japonês a ganhar um Oscar de Melhor Animação é A Viagem de Chihiro (2001), do diretor Hayao Miyazaki – na verdade, este é o único filme numa língua diferente de inglês a realizar tal feito. Ele ganhou a premiação no Oscar 2003, referente aos lançamentos de 2002 nos cinemas dos Estados Unidos da América, e foi o primeiro premiado naquela noite (erroneamente definido pela Folha como “animação chinesa”).

Entenda por que é tão difícil para animês conseguirem uma indicação aqui.

E você, lembra disso? Torceu pelo filme? Compartilhe com a gente nos comentários!


Matéria original: Anime Summer Wars pode concorrer ao Oscar, por Rafael Jiback

Publicidade
close