Quer rever a temporada “clássica” de Beyblade? Opção não falta e agora tem mais uma: a série original chegou essa semana ao catálogo da Amazon Prime Video, com a dublagem em português de sempre e também a versão em espanhol.

Essa fase conta com 51 episódios que acompanham a jornada de crescimento do jovem Tyson nos campeonatos de Beyblade e a formação de sua equipe, os Bladebreakers — prontos para juntar multidões em estádios para verem piões se batendo numa cuia.

imagem: página de Beyblade no Prime Video

Nem a sinopse e nem a imagem estão corretas na plataforma, mas essa é a página da 1ª temporada. Clique para acessar. | Imagem: Reprodução/Prime Video

Além do Prime Video, os episódios de Beyblade estão disponíveis gratuitamente em um canal oficial no YouTube e no serviço on demand da Pluto TV (em ambos também é possível encontrar as duas temporadas que dão sequência à história de Tyson: Beyblade V-Force e Beyblade G-Revolution, ainda indisponíveis pela plataforma da Amazon).


Fonte: Animation Info


Sobre Beyblade

Personagens de Beyblade em pose de batalha

Beyblade | Imagem: Divulgação

Beyblade começou como uma linha de brinquedos criada pela Takara Tomy e lançada em 1999. Em 2001, o estúdio Madhouse produziu a primeira animação da franquia, baseada no mangá de Takao Aoki. Essa trama traz a equipe dos Bladebreakers (BBA Team, no original), um grupo de jogadores de Beyblade, esporte em alta no universo da franquia que é um tanto parecido com jogo de pião.

Acompanhamos então Tyson Granger (Takao Kinomiya), Kai Hiwatari, Max Tate (Max Mizuhara), Ray Kon (Rei Kon) e Kenny (Manabu Saien) tentando vencer os campeonatos esportivos, mirando no topo.

No Brasil, Beyblade chegou em 2002 via Fox Kids e no ano seguinte pela Globo. O animê também esteve por um tempo disponível na Netflix e atualmente está disponível em seu canal oficial no YouTube e pela Pluto TV. A história ganhou continuidade nas séries V-Force (2002) e G-Revolution (2003), inspirando ainda o filme Fierce Battle (2002).

A franquia ainda inspirou diversas outras produções, com novos personagens. Entre 2009 e 2012, foram exibidas no Japão as animações referentes à Metal SagaMetal Fusion, Metal Masters, Metal Fury e Shogun Steel, respectivamente, além do filme Metal Fight Beyblade vs the Sun (2010). De 2012 a 2015, veio a série spin-off BeyWarriors, com BeyWheelz, BeyWarriors: BeyRaiderz e BeyWarriors: Cyborg.

Desde 2016, a série Burst é produzida, já com 6 temporadas: Burst, Burst Evolution, Burst Turbo, Burst Rise, Burst Surge e Burst QuadDrive – esta última está atualmente no ar nas TVs japonesas.